A espacialidade e a cena: reflexões a partir do projeto Na Selva das Cidades – Em Obras #ocupasp

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200022

Palabras clave:

Teatro, Espaço cênico, Espaço social, Cidade

Resumen

O presente artigo reflete, a partir do projeto desenvolvido pelo grupo teatral mundana companhia em Na Selva das Cidades – Em Obras #ocupasp (2014-2017), sobre o espaço como um elemento estruturante da encenação. A partir disto, discute-se a potência crítica de práticas teatrais que entendem a espacialidade cênica para além de uma determinação estética – compreendendo-a como um espaço social –, o que permite ao teatro tecer críticas e descortinar questões que dizem da atual condição urbana de São Paulo.

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Biografía del autor/a

Sara Fagundes Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Arquiteta, cenógrafa e iluminadora. Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição.  Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana da Unirio, coordenado pela Prof. Dra. Evelyn Furquim Werneck Lima.

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Publicado

2020-09-24

Cómo citar

OLIVEIRA, Sara Fagundes. A espacialidade e a cena: reflexões a partir do projeto Na Selva das Cidades – Em Obras #ocupasp. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200022. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18018. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - Espaços: configurações na cena brasileira e latino-americana