Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020456

Palabras clave:

Educação brasileira, artes, dança, ensino

Resumen

Resenha do livro História das Ideias do Ensino da Dança na Educação Brasileira, da autoria de Marcilio de Souza Vieira, o qual apresenta uma análise crítica do pensamento pedagógico brasileiro a partir do percurso histórico da frágil presença da Dança na educação brasileira. Ao confrontar documentos oficiais voltados para a presença da arte/dança na Educação Básica, Cursos Técnicos e o Ensino Superior o autor contribui para visibilizar – e tensionar – disputas e paradoxos conceituais em torno da presença da arte/dança na educação brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT; integrante do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem UNISC/CNPq.

Sandra Regina Simonis Richter, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutora em Educação, professora e pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNISC, líder do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem UNISC/CNPq.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica e Conselho Nacional de Educação. Brasília: SEE/CNE, 2017.

LARROSA, Jorge. Uma lengua para la conversación. In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten (Eds.). Mensajes e-ducativos desde tierra de nadie. Traducción de María Rosich. Barcelona: Laertes, 2006, p. 45-56.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NANCY, Jean-Luc. Demanda. Literatura e filosofia. Florianópolis: Ed. UFSC; Chapecó: Argos, 2016.

RICHTER, Sandra R.S. Educação, arte e infância: tensões filosóficas em torno do fenômeno poético. Revista Crítica Educativa, v. 2, n. 2, 2016, p. 90-106, Dossiê: Infância e Educação Infantil: abordagens e práticas.

VIEIRA, Marcilio de Souza. História das Ideias do Ensino da Dança na Educação Brasileira. Editora Appris, 2019.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Publicado

2020-04-17

Cómo citar

DO NASCIMENTO, Diego Ebling; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 456–462, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020456. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020456. Acesso em: 17 jul. 2024.