Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática

Autores/as

  • Laura Maria de Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020155

Palabras clave:

Iluminação teatral, ensino de teatro, pedagogia do espectador

Resumen

Este artigo aborda o potencial da iluminação artificial para práticas de ensino de teatro em contextos escolares, a partir dos conceitos relacionados às perspectivas da pedagogia do espectador de Flávio Desgranges e reflexões de Walter Benjamin sobre jogo infantil e brinquedo. Apresento um dispositivo didático para subsidiar o aprendizado inicial das relações entre luzes e cores por meio de uma maquete que simula o ilusionismo do palco de boca de cena, para propiciar leituras possíveis surgidas a partir da presença da luz como recurso cênico expressivo. Esse artefato foi desenvolvido para aulas de teatro para crianças e jovens em contextos escolares e inspirado nas ideias de Benjamin, reconhecido teórico do Teatro Épico de Brecht e pensador da educação infantil. A maquete propõe o espírito de brinquedo e brincar com luz, espaço e cor e possibilita a aproximação entre alguns tópicos básicos sobre iluminação teatral, corpos, objetos e espaço cênico que fazem parte dos conhecimentos que propiciam o desenvolvimento do espectador épico, seguindo as proposições de Desgranges. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura Maria de Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Assistente no Curso de Licenciatura em  da Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Diretora Teatral e Iluminador Cênico

Publicado

2020-04-17

Cómo citar

FIGUEIREDO, Laura Maria de. Iluminação teatral em contextos escolares: uma proposta didática. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 155–168, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020155. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020155. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - 2020/1 - LA LUZ EN ESCENA: Interfaces y aprendizajes