Corpo-invólucro na escrita e crítica contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e114

Palavras-chave:

corpo-invólucro, documentos performativos, escrita e performance

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir relações entre corpo e escrita na cena contemporânea, acentuando a noção de invólucro corporal. O corpus de análise é Meu Nome: Mamãe, de Aury Porto, direção de Janaina Leite e dramaturgia de Claudia Barral. A análise parte da experiência memorialística de quem assistiu ao espetáculo (enunciador deste artigo) na interlocução com aportes teóricos sobre arquivo e documento no âmbito das artes cênicas e sua intersecção com os estudos semióticos, mais precisamente, em seu diálogo com o livro Corpo e Sentido (2011) de Jacques Fontanille. Nesse livro, o autor afirma que o corpo é o substrato da semiose.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Lindo

Doutorando em Semiótica francesa contemporânea na Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Artes Cênicas pela USP. Graduação – Licenciatura e Bacharelado em Letras Francês pela USP.

Referências

ACADEMIA.EDU. Qu’est-ce que la critique in Roland Barthes Essais Critiques, 1971 [1964] Collection « Tel Quel ». Aux Édition Du Seuil. Disponível em: https://www.academia.edu/6771487/ROLAND_BARTHES_ESSAIS_CRITIQUES. Acesso em: 14 jun. 2024.

ANZIEU, Didier. Le Moi-Peau. Préface à la deuxième édition par Évelyne Séchaud (première édition – Bordas, 1985) - DUNOD, Paris, 1995.

AQUINO, Julio G. O arquivo e a pesquisa educacional: aproximações. In BUTTURI JUNIOR, A; CANDIOTTO, C.; SOUZA, P.; CAPONI, S. (org.) Foucault & as práticas de liberdade II: topologias políticas & heterotopologias. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 207-226.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BARTHES, Roland. Aula. Aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França. 07/01/1977. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. 14ª ed. São Paulo: Editora Cultrix.

BARTHES, Roland. Essais Critiques. Publicado na coleção Tel Quel dirigida por Philippe Soller. Paris : Éditions Du Seuil, 1964.

BLOG MEDIUM. Espetáculo Solo de Aury Porto, “Meu Nome: Mamãe”. Disponível em: https://medium.com/@canaltadeuramos/espet%C3%A1culo-solo-de-aury-porto-meu-nome-mam%C3%A3e-segue-em-cartaz-no-%C3%A1gora-teatro-879cf45cc9dc. Acesso em: 14 jun. 2024.

FERNANDES, Silvia. Teatralidade e Performatividade na Cena Contemporânea. Repertório. Salvador. n. 16. p.11-23. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/5391/3860. Acesso em: 01 ago. 2020.

FONTANILLE, Jacques. Corpo e Sentido. Traduzido por Fernanda Massi e Adail Sobral, Londrina: Eduel, 2016.

FONTANILLE, Jacques. Corps et sens. Paris: Presses Universitaires de France (PUF), 2011.

FONTANILLE, Jacques. Pratiques Sémiotiques. Paris: Presses Universitaires de France (PUF), 2008.

FOUCAULT, Michel. L’Archéologie du Savoir. Traduzido por Luiz Felipe Baeta Neves. 7ª edição/3ª reimpressão - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

LEITE, Janaina F. Ensaios sobre o feminino e a abjeção na ob-scena contemporânea. 2021. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

LEITE, Janaina F. Autoescrituras performativas: do diário à cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

LINDO, Alexandre D. C. Museu Autobiográfico: Abismo e Punctum. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

PISCATOR, Erwin. Teatro Político. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. 3rd ed, Routledge, 2013.

SOLER, Marcos M. O campo do teatro documentário: morada possível de experiências artístico-pedagógicas. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

SOLER, Marcos M. Teatro documentário: a pedagogia da não ficção. Dissertação (Mestrado em Pedagogia do Teatro) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

TAYLOR, Diana. Performance: teoría y práctica. In: Taylor, Diana, y Marcela A. Fuentes (edits.) Estudios avanzados de performance / ed. e introd. general de Diana Taylor, ed. e introd. de cada capítulo de Marcela A. Fuentes; trad. de Ricardo Rubio, Alcira Bixio, Ma. Antonieta Cancino, Silvia Pelaez. - Mexico: FCE, Instituto Hemisferico de Performance y Politica, Tisch School of the Arts, New York University, 2011.

ZILBERBERG, Claude. La structure tensive suivi de Note sur la structure des paradigmes et de Sur la dualité de la poétique – Liège: Presses Universitaire de Liège, 2012.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

LINDO, Alexandre. Corpo-invólucro na escrita e crítica contemporâneas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e114. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26057. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpos que escrevem II