Aplicativos para o ensino remoto de teatro: Avatar, deepfake, padlet e outras experimentações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0115

Palavras-chave:

Teatro, Pandemia, Estudo remoto, Tecnologia

Resumo

O presente texto versa sobre práticas de um professor de teatro, realizadas em Escolas Estaduais de Minas Gerais, em regime emergencial de ensino remoto, imposto pela crise sanitária do Covid-19. Será apresentada uma breve discussão sobre o uso de tecnologias aplicadas à educação, assim como reflexões sobre o papel do teatro na escola e sobre o que pode o teatro neste contexto de aulas remotas. O relato acompanha uma reflexão crítica dos processos, e demonstrações através de imagens, textos e vídeos. Os aplicativos se tornaram uma possibilidade real e foram utilizados em diversas práticas, como algo capaz de integrar aspectos da própria experiência teatral.

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Biografia do Autor

Francisco de Paulo D'Avila Junior, Universidade Católica de Brasília

Mestrando em Artes pelo PPG da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor efetivo de Teatro (Artes) na Secretária Estadual de Educação de Minas Gerais

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

D’AVILA JUNIOR, Francisco de Paulo. Aplicativos para o ensino remoto de teatro: Avatar, deepfake, padlet e outras experimentações. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–29, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0115. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20500. Acesso em: 29 mar. 2024.