Corpo, escrita e performance na obra de quatro artistas latino-americanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e110

Palavras-chave:

corpo, performance, body art, textualidade

Resumo

Este artigo investiga o corpo como textualidade nas obras de quatro artistas latino-americanas: Ana Mendieta, Regina José Galindo, Lygia Clark e Priscila Rezende. A análise baseia-se nas reflexões teóricas de Leda Maria Martins e Sueli Rolnik, que permitem interpretar as múltiplas camadas de significação dessas produções. Além disso, o estudo dialoga com a história da performance art, em especial a body art, com suporte nos estudos de Roselee Goldberg. A partir dessas abordagens, destaca-se a centralidade das questões do feminino e os métodos singulares com que cada artista trata o corpo em suas práticas artísticas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Paulo D'Avila Junior, Universidade Federal do Paraná

Doutorando  em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrdo em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista Capes-Proex 2024-2028. 

Tais Chaves Prestes, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Letras na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrado e Especialização em Educação pelo Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSul). Licenciatura em Dança pela UFPel. Professora de Dança na rede Básica de Ensino.

Referências

CLARK, Lygia. Breviário do Corpo. Concinnitas, ano 16, volume 01, número 26, julho de 2015. Disponível em: file:///C:/Users/Acer/Downloads/danicavalcante,+20119-65550-1-CE.pdf. Acesso em: 19 set. 2024.

FELINTO DOS SANTOS, Renata Aparecida. Rapunzel: a arte contemporânea como tratamento cosmético/estético a partir das performances de Juliana dos Santos e de Priscila Rezende. Revista Estúdio, 2017. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29955/2/ULFBA_E_v8_iss20_p20-29.pdf. Acesso em: 18 set. 2024.

FRANCISQUETTI, Paula Patrícia Serra Nabas. Ana Medieta: atravessamentos em um coração desprotegido. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Acesso em: 17 set. 2024. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001818171. Acesso em: 18. set. 2024.

GALINDO, Regina José. Aparicions en antologies: Mujer, Cuerpo y Palabra. 2004. Disponível em: http://www.reginajosegalindo.com/tierra. Acesso em: 15 set. 2024.

GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance: do fututismo ao presente. Trad. Jefferson Luiz Camargo e Rui Lopes. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

LIMA, Samara de Oliveira. Ato criativo e psicánalise: um estudo sobre a alteridade criativa na arte de Lygia Clark. (Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) – Universidade da Amazônia, Belém, 2019.

MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar de memória. Letras n. 26 Santa Maria, p. 55-81, 2003.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MATESCO, Viviane. Corpo e Mulher – do nu objetificado a nudes das feministas dos anos 1960–70. 25º Encontro ANPAP. Arte: seus espaços e/em nosso tempo. Porto Alegre – RS., 2016.

QUEJIGO, Belén. Regina José Galindo: "La etiqueta de 'artista político' la puso el sistema". El Salto - Edição Gera, 2017. Disponível em: https://www.elsaltodiario.com/artes-escenicas/prueba. Acesso em: 15 set. 2024.

ROLNIK, Suely. O Corpo Vibrátil de Lygia Clark. Folha de São Paulo. São Paulo, 19 ago. 2000. Caderno Mais!, p.5. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs3004200006.htm. Acesso em: 10 ago. 2024.

ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, v.1 n.2: 241-251. Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade, PUC/SP. São Paulo, set./fev. 1993. Disponível em: https://www4.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensamentocorpodevir.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.

SESC SÃO PAULO. Central Saint Martins e Sesc São Paulo: conheça Priscila Rezende, selecionada para a Residência Artística em performance, 2017. Portal Sesc São Paulo. Disponível em: https://encurtador.com.br/j2WW1. Acesso em: 10 set. 2024.

XAVIER, Luana Lopes. A experiência estética como ato terapêutico na obra de Lygia Clark. Revista Educação, Psicologia e Interfaces; 2019. Vol. 3, N. 3, p. 137-155, Set/Dez, 2019.

WALDMANN, Judith. Conversa com Regina José Galindo: não sou uma mulher vulnerável. C& América Latina, 2017. Disponível em: Regina José Galindo: "Não sou uma mulher vulnerável" (contemporaryand.com). Acesso em: 19 set. 2024.

Publicado

2024-12-18

Como Citar

D’AVILA JUNIOR, Francisco de Paulo; PRESTES, Tais Chaves. Corpo, escrita e performance na obra de quatro artistas latino-americanas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 11–27, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e110. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26225. Acesso em: 21 dez. 2024.