Práticas teatrais e pessoas idosas: em busca de ressignificações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0202

Palavras-chave:

idosos/idosas, pedagogia do teatro, dramaturgia, biopolítica

Resumo

Ao pesquisar a articulação entre práticas teatrais e pessoas idosas, a primeira parte desta pesquisa encontrou uma discursividade reiterativa do teatro como instrumento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. Intentando problematizar isso, buscou-se diálogo teórico com Denis Guénoun (2004) e suas urgências para o teatro contemporâneo; e Michel Foucault (2010), no que tange às suas noções de norma. Na segunda parte da pesquisa, a partir da proposição de uma ação artístico-pedagógica, refletiu-se sobre as pessoas idosas em ação cênica como possibilidade para a melhoria da “qualidade de vida” do teatro contemporâneo, resultando em deslocamentos e ressignificações múltiplas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidmar Silveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Teatro (USP). Licenciatura Plena em Artes Cênicas (USP). Prof. Adjunto do Dept. de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Paraná.

Andre Luis Rosa, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Estudos Artísticos – Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra/Portugal. Mestrado em Artes Cênicas (UFBA). Licenciatura Plena em Artes Cênicas (UNESP). Prof. Adjunto do Dept. de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Paraná.

Edna Cristina da Silva Batista, Universidade Estadual de Maringá

Discente do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá. 

Referências

ALMEIDA, E. B. D.; AZEVEDO-MARTINS, A. K.; NUNES, V. A. O corpo como espaço de aprendizagem: reflexões a partir das vivências de um grupo de teatro formado por adultos na maturidade. Pro-Posições, v. 24, n. 3, p. 201-217, set./dez. 2013.

BARBOSA, D. O. L.; BRITO, J. D. da S.; SOARES, A. P. B. da S.; COELHO, M. M. F.; BARBOSA, R. G. B. Teatro como uma ferramenta tecnológica para a promoção da saúde de idosos. Revista Tendências da Enfermagem Profissional, Ceará, v. 9, n. 3, 2017, p. 2228-2233.

BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

FIGUEIREDO, A. C. Teatro na Terceira Idade: Costurando vidas em cena. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Federal do Pará, Belém, 2017.

FOUCAULT, M. Em defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: WMF Editora Martins Fontes, 2010.

GUÉNOUN, D. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.

MARQUES, L. J. O ensino de teatro para idosas na periferia de Santa Maria/RS. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 295-306, 2020.

ROSA, A. L.; FALCÃO, D. V. da S.; GRAEFF, B.; CAMARGO, R. C. de; CHUBACI, R. Y. S. R. Teatro e pandemia da Covid-19: repercussões nas relações sociofamiliares de atores e atrizes idoso(a)s da USP 60+. Revista Kairós-Gerontologia, v. 23, n. 28, p. 647-667, 2020.

SANTOS, R. C. Coletivo de Teatro Bárbara Idade: engendramentos feministas na cena da mulher senescente. 2019. 168f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

SARAIVA, C. A. S. Projeto movimento teatral FEEVALE. Caderno de Resumos Salão de Extensão UFRGS/PROREXT, Porto Alegre, v. 14, 2013.

SILVA, R. P.; OLIVEIRA, L. C. S.; SOUSA, J. P. M. Maturidade (Em) Cena: arte e qualidade de vida na terceira idade. Raízes e Rumos, v. 9, n. 1, p. 51-70, 2021.

SIQUEIRA, C. L. O.; MARTINS, J. B. Envelhecimento Ativo em Questão-Reflexões a partir de uma Oficina de Teatro com Pessoas Idosas. Revista Kairós-Gerontologia, v. 22, n. 3, p. 153-174, 2019.

SOARES, C. Teatro Renascer: da pedagogia à poética da cena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, 2011, n. 17, p. 29-36, set. 2011.

SOUZA, M. M. de. Jogos Teatrais e Consciência Corporal na Vida Adulta Tardia:

Uma Motivação para que o idoso brinque e crie. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

VENÂNCIO, B. P. Breve dramaturgia da memória: oficina de teatro com idosos. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 291-300, 2008.

VENÂNCIO, B. P. Fotografia e memória de gestos cênicos: Estudo sobre velhice e linguagem teatral. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 269-295, 2016.

VIEIRA, S. C. T.; GARCIA, K. R.; HENRIQUE, D. R.; KARNIKOWSKI, M. G. de O. A prática da dança-teatro na maturidade. Revista Kairós-Gerontologia, São Paulo, v. 21, n. 24, 2018, p. 6.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

GOMES, Sidmar Silveira; ROSA, Andre Luis; BATISTA, Edna Cristina da Silva. Práticas teatrais e pessoas idosas: em busca de ressignificações. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0202. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24607. Acesso em: 26 dez. 2024.