Por uma Investigação em Artes Cênicas: um caminho cartográfico possível

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019378

Resumen

Assumindo a complexidade e as possibilidades da pesquisa acadêmica no campo das artes, este artigo aborda e discute alguns aspectos do investigar em artes que traz como escopo o fazer do artista em processo de criação, buscando identificar e refletir sobre parâmetros metodológicos específicos de uma investigação em Artes Cênicas. Identificando um caráter cartográfico implícito, é articulada ainda uma apropriação do conceito de cartografia que é trazido por Gilles Deleuze e Feliz Guattari, para aprofundar as reflexões acerca das particularidades da metodologia em questão e propor um material de conhecimento acadêmico que seja condizente com seus aspectos processuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Otavio Miguel Chaves de Sousa, Doutorando na Universidade de Lisboa.

Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (UA). Doutorando no Doutoramento em Artes - Artes Performativas e da Imagem em Movimento, da Universidade de Lisboa. Artista cênico e visual.

Renato Ferracini, UNICAMP - Universidadade Estadual de Campinas

Prof. Dr. Instituto de Artes no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – UNICAMP. Ator-pesquisador do Lume.

Publicado

2019-04-04

Cómo citar

CHAVES DE SOUSA, Otavio Miguel; FERRACINI, Renato. Por uma Investigação em Artes Cênicas: um caminho cartográfico possível. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 378–395, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019378. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019378. Acesso em: 17 jul. 2024.