Uma experiência de cartografia territorial do corpo em arte

Autores

  • Renato Ferracini LUME - UNICAMP
  • Elizabeth M. F. Araújo Lima PACTO - FMUSP - USP
  • Sergio Resende de Carvalho FCM - UNICAMP
  • Flávia Liberman CORAL - UNIFESP-BS
  • Yara M. de Carvalho CORPUS - EEFE - USP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101222014219

Resumo

O artigo descreve um exercício cênico e o analisa sob a luz de conceitos como território, resistência, formas de força, experiência e plano coletivo. Posteriormente propõe a cartografia para acoplar esse processo a uma metodologia que supõe um prática de conhecimento construída a partir do próprio processo criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Ferracini, LUME - UNICAMP

pesquisador e coordenador do LUME - Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP e professor no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – UNICAMP. Foi docente convidado na USP, UFPB, FURB e Universidade de Évora (Portugal). Coordena o Projeto Temático FAPESP "Memória(s) e Pequenas Percepções" e é bolsista de produtividade do CNPQ. Possui três livros publicados: "A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator", "Café com Queijo: Corpos em Criação" e "Corpos em Fuga, Corpos em Arte - ORG". O quarto livro "Ensaios de Atuação" está no prelo pela Editora Perspectiva. É editor chefe da Revista ILINX e possui artigos publicados nos principais periódicos de teatro e artes cênicas do Brasil. Como convidado apresentou espetáculos, ministrou workshops, palestras, debates, demonstrações práticas sobre o trabalho desenvolvido no LUME em várias cidades brasileiras e em outros 19 países.

Elizabeth M. F. Araújo Lima, PACTO - FMUSP - USP

é docente do Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC- SP e pós-doutora pela University of the Arts, London. Autora do livro Arte, clínica e Loucura: território em mutação”.

Sergio Resende de Carvalho, FCM - UNICAMP

é docente Departamento de Saúde Coletiva da FCM/Unicamp. Doutor em Saúde Coletiva, área de Políticas Públicas, Planejamento e Gestão. Coordenador da linha de pesquisa “Políticas da Subjetividade e Saúde Coletiva: conexões”

Flávia Liberman, CORAL - UNIFESP-BS

é docente do Curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP- Baixada Santista. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC- SP. Autora dos livros Danças em Terapia Ocupacional” e “Delicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional” ambas pela Editora Summus.

Yara M. de Carvalho, CORPUS - EEFE - USP

é docente do Curso de Pós-Graduação em Pedagogia do Movimento da Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa Educação Física & Saúde Coletiva & Filosofia. 

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

FERRACINI, Renato; LIMA, Elizabeth M. F. Araújo; CARVALHO, Sergio Resende de; LIBERMAN, Flávia; CARVALHO, Yara M. de. Uma experiência de cartografia territorial do corpo em arte. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 219–232, 2014. DOI: 10.5965/1414573101222014219. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014219. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Continuo