A poética das forças, o Artaud de Kuniichi Uno – e o corpo por vir em arte educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103562025e0801

Palavras-chave:

noção de força, corpo sem órgãos, investigação do corpo, educação e arte

Resumo

Antonin Artaud dispensa apresentações quando se trata dos estudos das artes do corpo e da arte contemporânea de modo geral. Em Artaud – pensamento e corpo, Kuniichi Uno observa a poética artaudiana pelo viés da noção de força, que entende estar presente nos processos artísticos desenvolvidos pelo poeta, roteirista e dramaturgo. Percorre nos diversos registros que compõem essa obra, as variações dessa noção, dividindo esse conjunto em quatro fases. O resultado nos convida a repensar, na arte educação e nas artes do corpo, a preponderância do corpo na relação deste com o pensamento e a linguagem.

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Biografia do Autor

Claudia Madruga Cunha, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em Educação pela UNIVATES. Pós-doutorado na Universidade de Porto (UP), Portugal. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduação – Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Profa. Titular do Depto. de Artes e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do Grupo Rizoma: Laboratório de Pesquisa em Filosofia da Diferença e arte educação.

Icaro Iago Santos de Almeida, Universidade Federal do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado - Licenciatura em Artes pela UFPR. Membro do grupo de pesquisa Rizoma: Laboratório de Pesquisa em Filosofia da Diferença e arte educação (UFPR/CNPq). 

Referências

ARTAUD, Antonin. Escritos de Antonin Artaud. Tradução de Cláudio Willer. Porto Alegre: L&PM, 1986.

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UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. Tradução de Christine Greimer. São Paulo: N-1 Edições, 2016.

UNO, Kuniichi. Hijikata tatsumi. Pensar um corpo esgotado. Trad. Christine Greiner e Ernesto Filho. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo. Capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Joana M. Varela e Manuel Carrilho. Lisboa: Assírio & Alvim, 1995.

DELEUZE, Gilles. Imagem-tempo. tradução de Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: brasiliense, 2005.

Publicado

18-12-2025

Como Citar

CUNHA, Claudia Madruga; ALMEIDA, Icaro Iago Santos de. A poética das forças, o Artaud de Kuniichi Uno – e o corpo por vir em arte educação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 56, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5965/1414573103562025e0801. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/28177. Acesso em: 18 dez. 2025.

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