O excesso não deixa a poesia pousar: o teatro anfíbio e a dimensão política da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0112

Palavras-chave:

teatro brasileiro, teoria teatral, teatro anfíbio, estético-política

Resumo

O texto levanta questões sobre diferentes significados e variações que a expressão teatro político pode gerar na cena teatral, a partir de duas noções operativas: teatro anfíbio e ações estético-políticas, examinando a sua aplicação na Teoria das Artes Cênicas e as suas implicações para a construção de uma história recente do teatro brasileiro. Através de uma abordagem dialógica com o movimento queer e estudos decoloniais, o artigo combina diferentes análises – literária, teatral, sociológica, política – para produzir um texto interdisciplinar na encruzilhada do teatro com as ciências humanas. Por fim, o texto permite fazer justiça à pluralidade de produção do teatro político contemporâneo.

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Biografia do Autor

Duda Woyda, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorando Júnior (CNPq Nº 32/2023 - PDJ 2023). Doutorado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Cultura e Sociedade pela UFBA. Integrante e Pesquisador da ATeliê voadOR Teatro.   

Djalma Thürler, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado em Ciência da Arte pela UFF. Professor Permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Professor Associado IV do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante e Pesquisador da ATeliê voadOR Teatro.  

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

WOYDA, Duda; THÜRLER, Djalma. O excesso não deixa a poesia pousar: o teatro anfíbio e a dimensão política da arte. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0112. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25528. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?