A carne fria - performance, espaços públicos e ativismo político na cena contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0111

Palavras-chave:

Artes da cena, Performance, Espaço Urbano

Resumo

Este artigo tem como objeto as performances realizadas desde 2012 pelo grupo Anima Naturalis em frente à Catedral de Barcelona, Espanha. A performance consiste na apresentação de 20 ativistas embalados, etiquetados e sujos de sangue artificial em bandejas iguais as usadas para a venda de carne nos mercados. Ao escolher esta performance nossa preocupação recai nos discursos cênicos daí imanentes que operam no corpo e no espaço urbano, buscando novas dimensões políticas, éticas e estéticas. Visamos ainda entender como a arte contemporânea profana a antiga imagem do corpo idealizado pela arte, afirmando, neste caso, a literalidade do corpo humano, problematizando-o e evocando as ambiguidades constituintes de nossa percepção do mesmo, a nível de sua fisicalidade, imagem e representação através de processos de cenificação performática.

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Biografia do Autor

Elizabeth Motta Jacob, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Esthètique: Cinema, Television et Audiovisuel - Université de Paris I Pantheon Sorbonne. Professora Adjunta do Curso de Comunicação Social - Design, EBA/UFRJ e Professora do Curso de Pós Graduação em Artes da Cena (UFRJ).

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

JACOB, Elizabeth Motta. A carne fria - performance, espaços públicos e ativismo político na cena contemporânea. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22678. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Cidades, espaços teatrais e experiências artísticas