Mi frontera vai nos atravessar – vivência intercultural e criação dramatúrgica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e117

Palavras-chave:

interculturalidade, criação dramatúrgica, diversidade linguística, processo de criação compartilhada

Resumo

Nesse artigo, será apresentado e discutido o processo de adaptação dramatúrgica que deu origem ao espetáculo Era uma vez en la fronteira selvagem. Será descrita parte do processo de criação cênica, composto de vivências interculturais, bem como de que forma o roteiro dramatúrgico adaptado incorporou essas vivências, transformadas em texto, inclusive, por meio de exercícios de escrita individual e coletiva, que trouxeram as contribuições dos(as) artistas da cena e de suas experiências com as línguas portuguesa, espanhola e indígena (kaiowá). Além disso, será discutida também a metodologia de criação compartilhada na qual as propostas dramatúrgicas, cênicas e musicais influenciaram-se mutuamente.  

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Biografia do Autor

Júnia Cristina Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG). Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Artes pela UFMG. Graduação – Licenciatura em Artes Cênicas e Bacharelado em Interpretação Teatral pela UFMG. Professora Adjunta atuando no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Marcos Machado Chaves, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Musicoterapia pela Faculdade Iguaçu. Especialização em Encenação Teatral pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduação em Música pela Universidade Federal do Pelotas (UFPel). Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Karla Neves, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialização em Interdisciplinaridade em Artes e Ensino das Artes Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) . Graduação em Teatro pela UNESPAR. Fundadora e pesquisadora do Coletivo CLanDesTino,  integrante do Orendive Teatro Intercultural. Diretora teatral, Atriz, Performer e Professora. 

Rossandra Cabreira, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestrado em Educação e Territorialidade pela UFGD). Graduação - Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu pela Faculdade Intercultural Indígena – pela UFGD. Professora de kaiowá, atriz, dramaturga e realizadora audiovisual.

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

PEREIRA, Júnia Cristina; CHAVES, Marcos Machado; NEVES, Karla; CABREIRA, Rossandra. Mi frontera vai nos atravessar – vivência intercultural e criação dramatúrgica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e117. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26132. Acesso em: 20 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpos que escrevem II