Tensões entre o popular e o erudito: a obra teatral-musical Fulaninho em observações sociocuturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0211

Palavras-chave:

Teatro, Teatro musical, Música, Educação musical, Imaginários sociodiscursivos

Resumo

Fruto de estudos e experimentos artísticos dialogados com o curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados, a presente reflexão aborda questões socioculturais na problematização de imaginários sociodiscursivos que cercam o universo híbrido teatral-musical. Por meio do teatro popular musical Fulaninho, que estreou no Teatro Municipal de Dourados em 2018, são observadas inquietações que perpassam tensões entre a cultura popular e a cultura erudita e que podem agir como fomento na propagação de estereótipos. Os tópicos do artigo passam pelo reconhecimento desses tensionamentos, pelo diálogo com a obra Fulaninho e culminam em reverberações no âmbito acadêmico com propostas de discussão em espaços de ensino e pesquisa.

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Biografia do Autor

Marcos Machado Chaves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN) – Universidade de Brasília (UnB/2021). Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/2016). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2011). Especialista em Encenação Teatral pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/2009). Graduado em Música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2006). Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados – Curso de Artes Cênicas, área de Música e Cena.

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

CHAVES, Marcos Machado. Tensões entre o popular e o erudito: a obra teatral-musical Fulaninho em observações sociocuturais. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0211. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20372. Acesso em: 28 mar. 2024.