Teatro e tecnologias de presença à distância: invenções, mutações e dinâmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0117

Palavras-chave:

Performance Digital, Teatro virtual, Recepção

Resumo

O presente estudo aborda as criações teatrais performativas realizadas em tempo real no ambiente da rede internacional de computadores, problematizando as dinâmicas ali instauradas entre cena e recepção, atores/performers e espectadores. A partir do reconhecimento da natureza dos contratos entre o espectador e a cena promovidos pelas primeiras práticas teatrais associadas às teletecnologias, a reflexão discute as transformações aportadas pela tecnologia digital, destacando a importância de marcadores de visibilidade dos participantes entre si e das possibilidades de interação do espectador com a cena como fatores da instauração do sentimento de experiência coletiva na criação online em tempo real.

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Biografia do Autor

Marta Isaacsson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Profa. Dra. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista Produtividade de Pesquisa 1B/CNPq. Representante da área de Artes Cênicas no Comitê de Artes do CNPq 2019-2022.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

ISAACSSON, Marta. Teatro e tecnologias de presença à distância: invenções, mutações e dinâmicas. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1–22, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0117. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20154. Acesso em: 29 mar. 2024.