O vídeo em cena
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0801Palavras-chave:
teatro, vídeo, tecnologias numéricas, encenaçãoResumo
O artigo enfoca o crescente emprego do vídeo e demais tecnologias numéricas na encenação de espetáculos teatrais diversos, muitos deles apresentando, em sua própria poética, feitos e recursos próprios dessas novas tecnologias, criando inesperadas zonas de percepção.
Downloads
Referências
AUSLANDER, Philip. Liveness. Performance in a Mediatized Culture. Londres: Routledge, 1999.
DIXON, Steve. Digital Performance. A History of New Media in Theatre, Dance, Performance Art and Installation. Cambridge (Massachusets): MIT Press, 2015.
COUCHOT, Edmond. La Technologie dans l'art: de la photographie à la réalité virtuelle. Paris: Editions Jacqueline Chambon, 2002.
FÉRAL, Josette et MORIN, Julie-Michèle. La vidéo en scène. L’acteur et ses technologies. Saint Denis: Presses Universitaires de Vincennes, 2023.
GAUTRAND, Jacques. L’empire des écrans. Télé, internet, infos, bie privée: la dictadure du tout voir. Paris: Le Pré-aux-cercles, 2002.
SIMON, Hagemann. Penser les medias au théâtre: des avant gardes historique aux scènes contemporaines. Paris: L’Harmattan, 2013.
VIAL, Stephane. L’Être et l’Écran: Comment le numérique change la perception. Paris: Presses Universitaire de France, 2013.
VIAL, Stephane. “Critique du virtuel: en fini avec le dualisme numérique”. Psychologie Clinique, nº 37 (1), p. 38-51.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)