O teatro no campo do real: estudo de caso em 100% São Paulo

Autores

  • Lisandro Pires Bellotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS
  • Marta Isaacsson Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102292017004

Resumo

O texto investiga algumas modalidades da cena comumente denominadas de Teatro do Real. Espetáculos que acentuam tensões entre o real e o ficcional, presentes em qualquer representação. Inúmeras táticas e procedimentos são utilizados, dentre os quais se evidenciam a utilização do real como temática para a cena, ou enquanto linguagem, em prol de uma experiência real para o espectador. Em seguida, o espetáculo “100% São Paulo” do grupo suíço-alemão Rimini Protokoll é analisado a partir dessa ótica, levando em conta a revisitação de conceitos que elucidam processos contemporâneos ligados ao tema.

 

Biografia do Autor

Lisandro Pires Bellotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Pesquisador, ator e diretor teatral. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGAC/UFRGS. Linha: processos de criação. Orientação: Marta Isaacsson

Marta Isaacsson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Porto Alegre, RS

Professora doutora do programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Linha: Processos de Criação

Downloads

Publicado

2017-11-02

Como Citar

BELLOTTO, L. P.; ISAACSSON, M. O teatro no campo do real: estudo de caso em 100% São Paulo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 29, p. 005-015, 2017. DOI: 10.5965/1414573102292017004. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017005. Acesso em: 27 out. 2021.

Edição

Seção

Fluxo Continuo