O teatro no campo do real: estudo de caso em 100% São Paulo

Autores

  • Lisandro Pires Bellotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS
  • Marta Isaacsson Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102292017004

Resumo

O texto investiga algumas modalidades da cena comumente denominadas de Teatro do Real. Espetáculos que acentuam tensões entre o real e o ficcional, presentes em qualquer representação. Inúmeras táticas e procedimentos são utilizados, dentre os quais se evidenciam a utilização do real como temática para a cena, ou enquanto linguagem, em prol de uma experiência real para o espectador. Em seguida, o espetáculo “100% São Paulo” do grupo suíço-alemão Rimini Protokoll é analisado a partir dessa ótica, levando em conta a revisitação de conceitos que elucidam processos contemporâneos ligados ao tema.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandro Pires Bellotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Pesquisador, ator e diretor teatral. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGAC/UFRGS. Linha: processos de criação. Orientação: Marta Isaacsson

Marta Isaacsson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Porto Alegre, RS

Professora doutora do programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Linha: Processos de Criação

Downloads

Publicado

2017-11-02

Como Citar

BELLOTTO, Lisandro Pires; ISAACSSON, Marta. O teatro no campo do real: estudo de caso em 100% São Paulo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 29, p. 005–015, 2017. DOI: 10.5965/1414573102292017004. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017005. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Continuo