Para se pensar uma representatividade negra: reflexões sobre o corpo (não) negro nas artes cênicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731033920200204Palavras-chave:
Representação, Representatividade, Corpo negro, Teatro negroResumo
O autor propõe uma reflexão acerca das transformações sociais que levaram ao surgimento de um movimento que luta por representatividade negra nas artes cênicas nos últimos anos. A partir de uma observação de alguns dos modos como o corpo negro é representado em cena, em particular no espetáculo Entrevista com Stela do Patrocínio, pretende-se realizar uma reflexão sobre as implicâncias políticas e sociais causadas pela presença e pela ausência do corpo negro na cena.
Downloads
Referências
AZEVEDO, José Fernando Peixoto. Eu, um crioulo. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
BELTING, Hans. Bild Anthropologie. Munich: Wilhelm Fink Verlag, 2001.
BORGES, Rosane. Das perspectivas que inauguram novas visadas. In: HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.
CORNAGO, Óscar. Ensayos de teoría escénica: sobre teatralidad, público y democracia. Madri: Abada Editores, 2015.
CRISTINE, Danielle. Entrevista II. [mai. 2019]. São Paulo, 2019. 1 arquivo .mp3 (31:09 min.).
DIÉGUEZ, Ileana. Cenários liminares. Teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFU, 2016.
FADEL, Georgette. Entrevista I. [mar. 2019]. São Paulo, 2019. 1 arquivo .mp3 (39:15 min.).
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FERNANDES, Sílvia. “Experiências do Real no Teatro”. Sala Preta, v. 13, São Paulo, ECA-USP, 2013.
HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.
LIMA, Evani Tavares. “Teatro negro, existência por resistência: problemática de um teatro brasileiro”. Repertório, Salvador, n. 17, p. 82-88, 2012.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
SÁNCHEZ, José A. Practising the real on the contemporary stage. Bristol: Intellect, 2014.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)