Teatralidades negras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e119

Palavras-chave:

teatralidades negras, teatro negro, cultura ballroom, vogue, Nkoli - The Vogue Opera

Resumo

Partindo de uma breve revisão da noção de teatralidade, o artigo propõe uma conceitualização das "teatralidades negras", cruzando perspectivas históricas, filosóficas e sociais. Ao explorar interações entre corpo, memória e história, o texto analisa, a partir de uma perspectiva crítica e multidisciplinar, de que maneira as produções cênicas negras atuam como formas de resistência. Por fim, são discutidas duas práticas artísticas e culturais contemporâneas que produzem formas de teatralidade que podem ser concebidas como negras: o voguing e a cultura ballroom, considerando especialmente o modo como essas expressões se manifestam no espetáculo sul-africano Nkoli - The Vogue Opera.

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Biografia do Autor

Conrado Dess, Universidade de São Paulo

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa FAPESP, sob orientação de Sílvia Fernandes, com período sanduíche na University of the Witwatersrand (Orientador: Achille Mbembe). Doutorando em Estudos de Teatro e Performance na Universidade de Lisboa/Portugal, sob orientação de José Maria Vieira Mendes.  Mestrado em Artes Cênicas pela USP, com período sanduíche em Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Orientador: Óscar Cornago). Graduação em Artes Cênicas com Habilitação em Teoria do Teatro pela USP.o.

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Referências Audiovisuais

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

DESS, Conrado. Teatralidades negras. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e119. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26222. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Teatralidades negras, africanas e afrodiaspóricas