A cena e a teoria entre o nós e o ele, o eu e o outro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0102

Palavras-chave:

teoria do teatro, comunidade , identidade, opacidade, subjetivação

Resumo

Por meio deste artigo, o autor pretendeu realizar uma autorreflexão de sua práxis teórica. Objetivou também dar conta de inserir essa práxis em meio a um conjunto de esforços críticos e analíticos de alguns outros pesquisadores. O proposito principal foi atinente à tentativa de circunscrever problemáticas que o autor tem enfrentado no que tange às relações da criação teatral com as identidades e subjetividades coletivas (de classe, raça, gênero e outras). Esse escopo, retomado no artigo, foi também o que se fez presente nos sucessivos projetos do programa de pesquisa continuado sobre as subjetividades e as políticas da cena contemporânea que o pesquisador desenvolve desde 2009.

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Biografia do Autor

José Da Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor titular e atual Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Seu último livro, Políticas da cena contemporânea: comunidades e contextos, foi organizado com Sílvia Fernandes e publicado pela Hucitec em 2023. 

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

DA COSTA, José. A cena e a teoria entre o nós e o ele, o eu e o outro. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/1414573102512024e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25614. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O que fazer com a teoria teatral?