Expansão do capital e suas relações na formação docente

Autores

  • Janine Alessandra Perini Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614322022067

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Capitalismo

Resumo

Este estudo aborda a formação do professor, com o objetivo de refletir sobre a educação e a tecnologia na sociedade contemporânea, tendo como base o método do materialismo histórico-dialético. Como resultado percebemos que a área educacional está passando por reformas neoliberais a partir dos anos de 1990 na América Latina. Essas reformas estão sob a direção empresarial, transmitindo valores que legitimam os interesses dominantes e mantêm as relações de exploração e expropriação da classe trabalhadora. Concluímos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a reforma do Ensino Médio, o ensino remoto e as medidas de cortes do investimento público em saúde e educação são indícios do descaso com a qualidade da formação das classes trabalhadoras. E que a tecnologia se transformou em instrumento de submissão da força de trabalho a um tempo sem limite, levando a humanidade à exaustão.

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Biografia do Autor

Janine Alessandra Perini, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora de Artes Visuais do departamento de Linguagens e Códigos da UFMA. Doutoranda da linha do Ensino das Artes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - UDESC

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

PERINI, Janine Alessandra. Expansão do capital e suas relações na formação docente. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 67–83, 2022. DOI: 10.5965/2175234614322022067. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/20758. Acesso em: 28 mar. 2024.

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