Expansão do capital e suas relações na formação docente

Auteurs

  • Janine Alessandra Perini Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234614322022067

Mots-clés :

Educação, Formação de professores, Capitalismo

Résumé

Este estudo aborda a formação do professor, com o objetivo de refletir sobre a educação e a tecnologia na sociedade contemporânea, tendo como base o método do materialismo histórico-dialético. Como resultado percebemos que a área educacional está passando por reformas neoliberais a partir dos anos de 1990 na América Latina. Essas reformas estão sob a direção empresarial, transmitindo valores que legitimam os interesses dominantes e mantêm as relações de exploração e expropriação da classe trabalhadora. Concluímos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a reforma do Ensino Médio, o ensino remoto e as medidas de cortes do investimento público em saúde e educação são indícios do descaso com a qualidade da formação das classes trabalhadoras. E que a tecnologia se transformou em instrumento de submissão da força de trabalho a um tempo sem limite, levando a humanidade à exaustão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Janine Alessandra Perini, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora de Artes Visuais do departamento de Linguagens e Códigos da UFMA. Doutoranda da linha do Ensino das Artes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - UDESC

Références

BEHRING, Elaine. BOSCHETTI, Ivanete. Capitalismo, liberalismo e origens da política social. In: BEHRING, Elaine. BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: Fundamentos e história. 9 ed. São Paulo: Cortez, p. 82-111, 2011.

BOTTOMORE, Tom (org.). Dicionário do pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2º ed., 2012. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2543654/mod_resource/content/2/Bottomore_dicion%C3%A1rio_

pensamento_marxista.pdf. Acesso em 07 jul. de 2021.

BRASIL. Decreto nº. 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília, CN, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-

/2007/Decreto/D6096.htm. Acesso em: 27 mar. 2021.

BRASIL. Lei de Inovação Tecnológica. Lei n. 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências, Brasília, DF, 3 dez., 2004. Disponível

em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm. Acesso em: 27 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 27 jul. de 2021.

BRASIL. Programa Universidade para todos (ProUni). Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Brasília: DF, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11096.htm. Acesso em: 27 mar. 2021.

BARRETO, Raquel Goulart. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. In: Dossiê: “A cultura digital e a formação de professores: uma questão em debate”. Revista: Educação & Sociedade. vol.33, nº 121, Campinas, out./dez. 2012.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2000.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

FONSECA da SILVA. Maria Cristina da Rosa. Fundamentos sócio-históricos para a compreensão da formação em artes: impactos das tecnologias digitais. In: FONSECA da SILVA, M. C. R (org.). Formação, arte e tecnologias: Contribuições do

campo sócio-histórico. Florianópolis, 2016.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 18º ed., 2009.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo. A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo. Ed. Ática. 1996.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. 2ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MARI, Cezar Luiz de. Algumas questões relativas à proposição sociedade do conhecimento. In: EVANGELISTA, Olinda (org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2014.

MARX, Karl. O capital. Tradução e condensação de Gabriel Deville. Bauru, SP: EDIPRO, 3. ed., 2. reimp. 2013.

MÉSZÁROS, István. A taxa de utilização decrescente e o significado de “tempo disponível”. In: MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2002. p.650-674.

MÉSZÁROS, István. A Montanha que Devemos Conquistar. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

MÉSZÁROS, István. Das crises cíclicas à crise estrutural. In: A atualidade histórica da ofensiva socialista. São Paulo: Boitempo, 2010. p. 69-98.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do ensino remoto. In: Universidade e Sociedade ANDES-SN, ano XXXI, janeiro, 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 09 nov. 2021.

SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Apresentação. In: EVANGELISTA, Olinda (org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2014.

SHIROMA, Eneida Oto; SANTOS, Fabiano Antonio dos. Slogans para a construção do consentimento ativo. In: EVANGELISTA, Olinda (org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2014.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Téléchargements

Publiée

2022-01-03

Comment citer

PERINI, Janine Alessandra. Expansão do capital e suas relações na formação docente. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 67–83, 2022. DOI: 10.5965/2175234614322022067. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/20758. Acesso em: 21 nov. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice