Edições anteriores
-
DOSSIÊ: O trágico e a arte
v. 16 n. 39 (2024)O dossiê O trágico e a arte, com organização da Profa. Dra. Angela Brandão e do Prof. Dr. Cássio da Silva Fernandes, ambos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), inicia suas publicações em 31/07/2024. Como a revista agora é fluxo contínuo, os artigos que o compõem, assim como os artigos de seção aberta, serão publicados em periodicidade semanal a quinzenal. Agradecemos aos estimados organizadores, autoras e autores, avaliadoras e avaliadores. Esperamos que todos apreciem mais este número da Revista Palíndromo.
Capa: Joyce Farias. Nanquim s/ papel, 2020.
-
Desafios de ensinar a ler linguagens
v. 16 n. 38 (2024)O dossiê DESAFIOS DE ENSINAR A LER LINGUAGENS, com organização da Professora Doutora Roser Juanola Terradellas - Catedrática Emérita da Universitat de Girona/UdG, Catalunha, Espanha e da Professora Doutora Sandra Ramalho e Oliveira - Professora Titular Aposentada da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Brasil, inicia suas publicações em 01/02/2024. Como a revista agora é fluxo contínuo, os artigos que o compõem serão publicados em periodicidade semanal a quinzenal. Agradecemos as estimadas organizadoras, autoras e autores, avaliadoras e avaliadores. Esperamos que todos apreciem mais este número da Revista Palíndromo.
-
Publicações de artista: espaço e tempo do impresso ao virtual
v. 15 n. 37 (2023)Dossiê Publicações de artista: espaço e tempo do impresso ao virtual, organizado pelas Profas. Dras. Sandra Maria Correia Favero (UDESC) e Silvana Barbosa Macedo (UDESC), inicia suas publicações no dia 01/10/2023 e os artigos que o compõem seguem sendo publicados semanalmente ao longo de outubro e novembro.
-
As artimanhas do grotesco no contemporâneo
v. 15 n. 36 (2023)A Revista Palíndromo agora está em fluxo contínuo! Permanecemos com fechamento das três edições anuais, vinculadas às três linhas de pesquisa do PPGAV-UDESC, e há datas-limite para envio de trabalhos para publicação dos dossiês temáticos (seção temática), mas as demais modalidades de publicação receberão e publicarão em fluxo contínuo (recebimento e publicação a qualquer tempo).
O n. 36 da revista já foi concebido nesse novo formato e leitores vão observar que os artigos serão publicados ao longo do tempo. Esperamos que leitores, autores e avaliadores apreciem!
Os artigos para o dossiê As artimanhas do Grotesco no contemporâneo, organizados pelos Prof. Dr. Afonso Medeiros (UFPA) e Prof. Dr. Marcos Villela Pereira (#leavingacademia) serão publicados até o dia 30/06/2023.
-
A prática artística como pesquisa em educação
v. 15 n. 35 (2023)Organização: Prof. Dr. Elaine Schmidlin e Prof. Dr. Jociele Lampert (DAV e PPGAV)
Intensificar a pesquisa com/na/sobre arte em seus contágios com a Educação é a proposta para a chamada ao dossiê intitulado: A prática artística como pesquisa em educação. Quais os objetivos e os impactos destas investigações para o campo das artes visuais? Quais os atravessamentos entre práticas, artística e docente, que se pode potencializar? Convidamos artistas, professores e pesquisadores para escreverem sobre suas práticas entrelaçadas por investigações e metodologias baseadas no contexto, tanto do ensino quanto das artes visuais.
-
A terra dura: potências do sonho e arte
v. 14 n. 34 (2022)Oorganização: Profa. Dra. Alice Lino Lecci; Profa. Dra. Debora Pazetto, Profa. Dra. Marta Martins
Vivemos um momento de crise aguda do capital, no qual a produção e a pesquisa artísticas devem escutar os povos ou grupos que têm resistido bravamente nas margens do planeta. É preciso aprender com as práticas de resiliência, drible e luta dos povos da floresta, dos quilombolas, dos movimentos populares nas ocupações urbanas, das feministas comunitárias de Abya Yala, dos zapatistas. E uma das primeiras coisas que ensinam diz respeito à importância de alimentar “um outro lugar que a gente pode habitar além dessa terra dura: o lugar do sonho”, como diz Ailton Krenak. Sonhar, mas não como fantasia individual, e sim como método coletivo para disputar estética, teórica e politicamente pelos territórios materiais e simbólicos da imaginação e da produção de mundo. Como a arte entra nessa disputa pela libertação dos corpos e subjetividades capturados pelo sistema que os oprime e criminaliza suas diferenças?
-
A questão do detalhe na história da arte
v. 14 n. 33 (2022)Organização: Patricia Delayti Telles (Universidade de Évora e Universidade de Coimbra).
-
Formação de professores de artes no Brasil: problematizações a partir do projeto em rede observatório
v. 14 n. 32 (2022)Organização: Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (UDESC)
Profa. Dra. Vera Penzo Fernandes(UFMS)
A presente proposta é resultado de pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG) e da Rede Latino-Americana de Investigadores em Formação de Professores de Artes (LAIFOPA). Analisa, a partir da atual conjuntura, diferentes problemáticas relacionadas a formação de professores de Artes Visuais no Brasil e América Latina. Os estudos orientam-se pelo conceito de práxis na abordagem do materialismo histórico dialético, no entanto outras abordagens pós-críticas podem compor este número da revista. Busca discutir processos sociais que engendram diferentes proposta curriculares nacionais e internacionais, as condições de trabalho, a materialidade da profissão e diferentes aspectos da formação de professores de Arte. Agrega textos de pesquisadores da Região Norte, Sul, Centro-oeste, Sudeste e Nordeste brasileiro e de pesquisadores Argentinos e portugueses. A partir de chamada aberta também poderá receber outros estudos que problematizem as licenciaturas em Artes Visuais no Brasil e ou na América Latina. Os resultados das pesquisas são sistematizados com o objetivo de dimensionar mudanças e continuidades nos currículos da formação de professores de Artes Visuais e problematizar propostas curriculares contemporâneas que cerceiam a autonomia e a liberdade de criação na formação docente.
-
Escritas de artista e outras proposições
v. 13 n. 31 (2021)Organização: Prof. Dr. Raquel Stolf e Prof. Dr. Regina Melim
Investigações em torno da escrita, da leitura e da escuta, abordando articulações entre texto e som, numa relação com a publicação de artista e outros espaços da arte, bem como, com práticas e processos de escrita de pesquisas em arte.
-
Autorretratos críticos: o que me/nos/vos motiva?
v. 13 n. 30 (2021)Organização: Prof. Dr. Stéphane Huchet (UFMG)
Convidados especiais: Pierre-Henry Frangne, Laurent Bove, Paulo Herkenhoff
Editora chefe: Prof. Dra. Luana Wedekin (UDESC)
-
Dossiê Artes, tecnologias digitais e o ensino em tempos de isolamento social
v. 13 n. 29 (2021)Organização Mara Rúbia Sant'Anna
Convidadas especiais: Professoras Patrícia Weissman, Myriam Lemonchois, Virginie Ruppin e Maristani Zamperetti e os artistas Susano Correia e Carlos Donaduzzi.
Editoras de apoio Elisa Queiroz e Tatiane Rebelatto
-
Permeando Paisagens
v. 12 n. 28 (2020)Sandra Maria Correia Favero
Silvana Barbosa Macêdo
Organizadoras do Dossiê
Gabriel Augusto de Paula Bonfim
Editor de apoio
-
Linha Teoria e História da Arte
v. 12 n. 27 (2020)Dossiê "O ornamento nas artes visuais: temas e abordagens na pesquisa contemporânea".
Organização das professoras
Alice de Oliveira Viana (PPGAV-UDESC)
Luana Maribele Wedekin (PPGAV-UDESC) -
CORPO PERCURSO PAISAGEM
v. 12 n. 26 (2020)Organizadores:
Sandra Maria Correia Favero
Gabriel Augusto de Paula Bonfim