As letras como ornamentação: as iniciais nos livros representados na pintura do Grão Vasco (?-1542/1543)
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612272020070Palavras-chave:
Iniciais, letras, ornamentação, Grão Vasco, pinturaResumo
O objetivo deste artigo é analisar a potência ornamental das letras fora de seu ambiente textual: quando figuradas em pinturas. Tendo como objeto de estudo obras do Grão Vasco, analisa-se como um tipo específico de letras, as iniciais, ornamentam os livros e aqueles que os portam, fazendo parte do cenário adequadamente honorável para tais personagens.Downloads
Referências
ALVELOS, M. Pintores de Viseu. Portucale, Porto, n. 15, p. 72-76, março/julho, 1941.
BASCHET, J. L’iconographie médiévale. Paris: Gallimard, 2008.
BONNE, J. C. Quelques remarques sur la lettre peinte dans la miniature romane. Em: FERRIER, J. L. (Ed.). La sociologie de l’art et sa vocation interdisciplinaire: l’œuvre et l’influence de Pierre Francastel. Paris: Denoël/Gonthier, 1976. p. 181-190.
______. De l’ornemental dans l’art médiéval (VIIe XIIe siècle): le modèle insulaire. Em: BASCHET, J. ; SCHMITT, J. C. L’image: fonctions et usages des images dans l’Occident médiéval. Paris: Le Léopard d’Or, 1996A. p. 207-240.
______. Les ornements de l’histoire (à propos de l’ivoire carolingien de saint Remi). Annales HSS, Paris, n. 51/1, p. 37-70,1996B.
______. De l’ornement à l’ornementalité: la mosaïque absidiale de San Clemente de Rome. Em: LE RÔLE de l’ornement dans la peinture murale du Moyen Âge. Actes du Colloque International tenu à Saint Lizier, 1 4 juin 1995. Poitiers: Université de Poitiers, 1997. p. 103-118.
CAETANO, J. O. El arte en la época del tratado de Tordesillas. Valladolid, 20 de abril – 30 de junio, 1994 [catálogo]. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1994.
DAMISCH, H. Ornamento. Em: Enciclopedia Einaudi. Lisboa: Casa da Moeda, 1995, v. 32. p. 323-331.
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. Em: ______. Mitos, emblemas, sinais. Morfologia e História. Tradução Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179. Notas, p. 260-275.
GOLSENNE, T. et al. L’ornemental: esthétique de la différence. Perspective. La revue de l’INHA, Paris, n. 1, p. 11-26, 2010-2011.
HOLANDA, F. De aetatibus mundi imagines. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1983 [edição fac-similada].
NAGEL, A. Twenty-five notes on pseudoscript in Italian art. RES: Anthropology and Aesthetics, Cambridge-MA, n. 59-60, p. 228-248, 2011.
NORDENFALK, C. Studies in the history of book illumination. London: Pindar, 1992.
PEREIRA, M. C. Sobre letras e imagens: as iniciais ornamentadas no Ocidente medieval. Tese de Livre-Docência apresentada à Universidade de São Paulo, 2018.
_______. As letras e as imagens. Iniciais ornamentadas em manuscritos do Ocidente medieval. São Paulo: Intermeios, 2019.
REIS-SANTOS, Luís. Vasco Fernandes e os pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: Ed. do Autor, 1946.
RODRIGUES, D. (Coord.). Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento. Catálogo da exposição. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1992.
______. Modos de expressão na pintura portuguesa. O processo criativo de Vasco Fernandes (1500-1542). Tese de Doutoramento em História da Arte. Universidade de Coimbra, Coimbra, 2000.
______. Grão Vasco. Lisboa: Alêtheia, 2007.
SANTOS, R. Os Primitivos Portugueses. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1957. 2ª ed.
SCHAPIRO, M. Les mots et les images. Sémiotique du langage visuel. Paris: Macula, 2000.
TEIXEIRA, J. C. C. A Pintura Portuguesa do Renascimento. Ensaio de Caracterização. Tese de Doutoramento em História da Arte. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 1991.
WEBER, C. J. Fore-Edge Painting. A Historical Survey of a Curious Art in Book Decoration. Irvington-on-Hudson, N.Y.: Harvey, 1966.
WELLBERY, D. E. Neo-Retórica e desconstrução. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria Cristina Correia Leandro Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade