As letras como ornamentação: as iniciais nos livros representados na pintura do Grão Vasco (?-1542/1543)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612272020070

Palabras clave:

Iniciais, letras, ornamentação, Grão Vasco, pintura

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a potência ornamental das letras fora de seu ambiente textual: quando figuradas em pinturas. Tendo como objeto de estudo obras do Grão Vasco, analisa-se como um tipo específico de letras, as iniciais, ornamentam os livros e aqueles que os portam, fazendo parte do cenário adequadamente honorável para tais personagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Correia Leandro Pereira, Universidade de São Paulo

Departamento de História, Área de História Medieval

Citas

ALVELOS, M. Pintores de Viseu. Portucale, Porto, n. 15, p. 72-76, março/julho, 1941.

BASCHET, J. L’iconographie médiévale. Paris: Gallimard, 2008.

BONNE, J. C. Quelques remarques sur la lettre peinte dans la miniature romane. Em: FERRIER, J. L. (Ed.). La sociologie de l’art et sa vocation interdisciplinaire: l’œuvre et l’influence de Pierre Francastel. Paris: Denoël/Gonthier, 1976. p. 181-190.

______. De l’ornemental dans l’art médiéval (VIIe XIIe siècle): le modèle insulaire. Em: BASCHET, J. ; SCHMITT, J. C. L’image: fonctions et usages des images dans l’Occident médiéval. Paris: Le Léopard d’Or, 1996A. p. 207-240.

______. Les ornements de l’histoire (à propos de l’ivoire carolingien de saint Remi). Annales HSS, Paris, n. 51/1, p. 37-70,1996B.

______. De l’ornement à l’ornementalité: la mosaïque absidiale de San Clemente de Rome. Em: LE RÔLE de l’ornement dans la peinture murale du Moyen Âge. Actes du Colloque International tenu à Saint Lizier, 1 4 juin 1995. Poitiers: Université de Poitiers, 1997. p. 103-118.

CAETANO, J. O. El arte en la época del tratado de Tordesillas. Valladolid, 20 de abril – 30 de junio, 1994 [catálogo]. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1994.

DAMISCH, H. Ornamento. Em: Enciclopedia Einaudi. Lisboa: Casa da Moeda, 1995, v. 32. p. 323-331.

GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. Em: ______. Mitos, emblemas, sinais. Morfologia e História. Tradução Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179. Notas, p. 260-275.

GOLSENNE, T. et al. L’ornemental: esthétique de la différence. Perspective. La revue de l’INHA, Paris, n. 1, p. 11-26, 2010-2011.

HOLANDA, F. De aetatibus mundi imagines. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1983 [edição fac-similada].

NAGEL, A. Twenty-five notes on pseudoscript in Italian art. RES: Anthropology and Aesthetics, Cambridge-MA, n. 59-60, p. 228-248, 2011.

NORDENFALK, C. Studies in the history of book illumination. London: Pindar, 1992.

PEREIRA, M. C. Sobre letras e imagens: as iniciais ornamentadas no Ocidente medieval. Tese de Livre-Docência apresentada à Universidade de São Paulo, 2018.

_______. As letras e as imagens. Iniciais ornamentadas em manuscritos do Ocidente medieval. São Paulo: Intermeios, 2019.

REIS-SANTOS, Luís. Vasco Fernandes e os pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: Ed. do Autor, 1946.

RODRIGUES, D. (Coord.). Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento. Catálogo da exposição. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1992.

______. Modos de expressão na pintura portuguesa. O processo criativo de Vasco Fernandes (1500-1542). Tese de Doutoramento em História da Arte. Universidade de Coimbra, Coimbra, 2000.

______. Grão Vasco. Lisboa: Alêtheia, 2007.

SANTOS, R. Os Primitivos Portugueses. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1957. 2ª ed.

SCHAPIRO, M. Les mots et les images. Sémiotique du langage visuel. Paris: Macula, 2000.

TEIXEIRA, J. C. C. A Pintura Portuguesa do Renascimento. Ensaio de Caracterização. Tese de Doutoramento em História da Arte. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 1991.

WEBER, C. J. Fore-Edge Painting. A Historical Survey of a Curious Art in Book Decoration. Irvington-on-Hudson, N.Y.: Harvey, 1966.

WELLBERY, D. E. Neo-Retórica e desconstrução. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

Publicado

2020-05-01

Cómo citar

PEREIRA, Maria Cristina Correia Leandro. As letras como ornamentação: as iniciais nos livros representados na pintura do Grão Vasco (?-1542/1543). Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 070–085, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020070. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/17069. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática