As letras como ornamentação: as iniciais nos livros representados na pintura do Grão Vasco (?-1542/1543)
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612272020070Parole chiave:
Iniciais, letras, ornamentação, Grão Vasco, pinturaAbstract
O objetivo deste artigo é analisar a potência ornamental das letras fora de seu ambiente textual: quando figuradas em pinturas. Tendo como objeto de estudo obras do Grão Vasco, analisa-se como um tipo específico de letras, as iniciais, ornamentam os livros e aqueles que os portam, fazendo parte do cenário adequadamente honorável para tais personagens.Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVELOS, M. Pintores de Viseu. Portucale, Porto, n. 15, p. 72-76, março/julho, 1941.
BASCHET, J. L’iconographie médiévale. Paris: Gallimard, 2008.
BONNE, J. C. Quelques remarques sur la lettre peinte dans la miniature romane. Em: FERRIER, J. L. (Ed.). La sociologie de l’art et sa vocation interdisciplinaire: l’œuvre et l’influence de Pierre Francastel. Paris: Denoël/Gonthier, 1976. p. 181-190.
______. De l’ornemental dans l’art médiéval (VIIe XIIe siècle): le modèle insulaire. Em: BASCHET, J. ; SCHMITT, J. C. L’image: fonctions et usages des images dans l’Occident médiéval. Paris: Le Léopard d’Or, 1996A. p. 207-240.
______. Les ornements de l’histoire (à propos de l’ivoire carolingien de saint Remi). Annales HSS, Paris, n. 51/1, p. 37-70,1996B.
______. De l’ornement à l’ornementalité: la mosaïque absidiale de San Clemente de Rome. Em: LE RÔLE de l’ornement dans la peinture murale du Moyen Âge. Actes du Colloque International tenu à Saint Lizier, 1 4 juin 1995. Poitiers: Université de Poitiers, 1997. p. 103-118.
CAETANO, J. O. El arte en la época del tratado de Tordesillas. Valladolid, 20 de abril – 30 de junio, 1994 [catálogo]. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1994.
DAMISCH, H. Ornamento. Em: Enciclopedia Einaudi. Lisboa: Casa da Moeda, 1995, v. 32. p. 323-331.
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. Em: ______. Mitos, emblemas, sinais. Morfologia e História. Tradução Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179. Notas, p. 260-275.
GOLSENNE, T. et al. L’ornemental: esthétique de la différence. Perspective. La revue de l’INHA, Paris, n. 1, p. 11-26, 2010-2011.
HOLANDA, F. De aetatibus mundi imagines. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1983 [edição fac-similada].
NAGEL, A. Twenty-five notes on pseudoscript in Italian art. RES: Anthropology and Aesthetics, Cambridge-MA, n. 59-60, p. 228-248, 2011.
NORDENFALK, C. Studies in the history of book illumination. London: Pindar, 1992.
PEREIRA, M. C. Sobre letras e imagens: as iniciais ornamentadas no Ocidente medieval. Tese de Livre-Docência apresentada à Universidade de São Paulo, 2018.
_______. As letras e as imagens. Iniciais ornamentadas em manuscritos do Ocidente medieval. São Paulo: Intermeios, 2019.
REIS-SANTOS, Luís. Vasco Fernandes e os pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: Ed. do Autor, 1946.
RODRIGUES, D. (Coord.). Grão Vasco e a pintura europeia do Renascimento. Catálogo da exposição. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1992.
______. Modos de expressão na pintura portuguesa. O processo criativo de Vasco Fernandes (1500-1542). Tese de Doutoramento em História da Arte. Universidade de Coimbra, Coimbra, 2000.
______. Grão Vasco. Lisboa: Alêtheia, 2007.
SANTOS, R. Os Primitivos Portugueses. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1957. 2ª ed.
SCHAPIRO, M. Les mots et les images. Sémiotique du langage visuel. Paris: Macula, 2000.
TEIXEIRA, J. C. C. A Pintura Portuguesa do Renascimento. Ensaio de Caracterização. Tese de Doutoramento em História da Arte. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 1991.
WEBER, C. J. Fore-Edge Painting. A Historical Survey of a Curious Art in Book Decoration. Irvington-on-Hudson, N.Y.: Harvey, 1966.
WELLBERY, D. E. Neo-Retórica e desconstrução. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Maria Cristina Correia Leandro Pereira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade