A palavra que ginga
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0013Parole chiave:
carnaval, linguagem verbal, samba enredo, visualidade carnavalescaAbstract
Este artigo explora a utilização da palavra – elemento da linguagem verbal – em desfiles carnavalescos das escolas de samba do Rio de Janeiro. Se valendo pela noção de ginga, visto que essas escritas desfilam sob giros, rodopios e bailados, é realizada uma reflexão mediada por diversas críticas negativas feitas à utilização desses elementos na visualidade carnavalesca. Todavia, tais críticas tratam a dimensão verbal nessas criações como algo hierarquicamente menor do que a dimensão visual. Em função deste tipo de mirada à presença de elementos verbais nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, realizamos um levantamento de diversos exemplos dessa ocorrência que, em nosso entendimento, demonstram as potencialidades da linguagem verbal na constituição da visualidade do Carnaval, bem como no incremento dos sentidos de diferentes sambas enredo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMARAL, Emmanuel Felipe de Araújo; BECK, Ana Lúcia. A prata da casa – Badulescalização da pesquisa em arte! In: Formas de Vida - Anais do 32º Encontro Nacional da ANPAP. Anais...Fortaleza(CE) IFCE, 2023. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/32anpap2023/668108-a-prata-da-casa--badulescalizacao-da-pesquisa-em-arte/ Acesso em: 19/04/2024
BECK, Ana Lúcia. Resta afeto inverso em vasto verso. XIII Congresso Internacional da ABRALIC Internacionalização do Regional. Campina Grande, 2013. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/arquivos/2013_1434327800.pdf Acesso em: 19/04/2024
BECK, Ana Lúcia. Palavras fora de lugar: Leonilson e a inserção de palavras nas artes visuais. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/77868 Acesso em: 15/04/2024
FALBO, C. V. R. A palavra em movimento: algumas perspectivas teóricas. Per Musi, Belo Horizonte, n. 22, 2010, p. 218-231.
FOUCAULT, Michel. Isso não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
LIESA. Abre alas: Domingo. Rio de Janeiro: LIESA, 2010.
MANGABEIRA, C. de. Da Sapucaí, assombro holístico: breve (re)ensaio sobre o carnaval e o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Policromias – Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, Rio de Janeiro, ed. esp., p. 338-363, dez. 2020.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
NAME, Daniela. O Carnaval do derrame político. Revista Caju, 2018. Disponível em: https://revistacaju.com.br/2018/02/14/o-carnaval-do-derrame-politico/
RODRIGUES JÚNIOR, Luiz Rufino. Exu e a Pedagogia das Encruzilhadas. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
TAVARES, Leonardo Motta. Pretextos para imagens internas: Panorâmicas. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
TAVARES, Leonardo Motta; Assunção, N. Entre a palavra e a imagem: noções pertinentes ao hibridismo interartes. Revista Estado da Arte, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 29–43, 2020. DOI: 10.14393/EdA-v1-n2-2020-57417 Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/article/view/57417
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Ana Lucia Beck, Emmanuel Felipe de Araújo Amaral
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade