A palavra que ginga

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0013

Mots-clés :

carnaval, linguagem verbal, samba enredo, visualidade carnavalesca

Résumé

Este artigo explora a utilização da palavra – elemento da linguagem verbal – em desfiles carnavalescos das escolas de samba do Rio de Janeiro. Se valendo pela noção de ginga, visto que essas escritas desfilam sob giros, rodopios e bailados, é realizada uma reflexão mediada por diversas críticas negativas feitas à utilização desses elementos na visualidade carnavalesca. Todavia, tais críticas tratam a dimensão verbal nessas criações como algo hierarquicamente menor do que a dimensão visual. Em função deste tipo de mirada à presença de elementos verbais nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, realizamos um levantamento de diversos exemplos dessa ocorrência que, em nosso entendimento, demonstram as potencialidades da linguagem verbal na constituição da visualidade do Carnaval, bem como no incremento dos sentidos de diferentes sambas enredo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ana Lucia Beck, Universidade Federal de Goiás

Professora de carreira no magistério superior (Classe C, Nivel 1) na Universidade Federal de Goiás nas áreas de Teoria e História da Arte, Pesquisa em Arte, orientação de Pesquisa de Iniciação e TCC. Atua na Faculdade de Artes Visuais em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV). Editora-Chefe da Revista Visualidades. Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e da Sociedade Europeia de Literatura Comparada (ESCL/SELC), atua na área das Artes Visuais no ensino superior, historiografia, teoria, curadoria e criação artística. Doutora em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS), realizou estágio doutoral no Kings College London no Spanish, Portuguese and Latin American Studies Department (University of London). Mestra em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Artes Plásticas com Habilitação em Desenho pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Références

AMARAL, Emmanuel Felipe de Araújo; BECK, Ana Lúcia. A prata da casa – Badulescalização da pesquisa em arte! In: Formas de Vida - Anais do 32º Encontro Nacional da ANPAP. Anais...Fortaleza(CE) IFCE, 2023. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/32anpap2023/668108-a-prata-da-casa--badulescalizacao-da-pesquisa-em-arte/ Acesso em: 19/04/2024

BECK, Ana Lúcia. Resta afeto inverso em vasto verso. XIII Congresso Internacional da ABRALIC Internacionalização do Regional. Campina Grande, 2013. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/arquivos/2013_1434327800.pdf Acesso em: 19/04/2024

BECK, Ana Lúcia. Palavras fora de lugar: Leonilson e a inserção de palavras nas artes visuais. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/77868 Acesso em: 15/04/2024

FALBO, C. V. R. A palavra em movimento: algumas perspectivas teóricas. Per Musi, Belo Horizonte, n. 22, 2010, p. 218-231.

FOUCAULT, Michel. Isso não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

LIESA. Abre alas: Domingo. Rio de Janeiro: LIESA, 2010.

MANGABEIRA, C. de. Da Sapucaí, assombro holístico: breve (re)ensaio sobre o carnaval e o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Policromias – Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, Rio de Janeiro, ed. esp., p. 338-363, dez. 2020.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NAME, Daniela. O Carnaval do derrame político. Revista Caju, 2018. Disponível em: https://revistacaju.com.br/2018/02/14/o-carnaval-do-derrame-politico/

RODRIGUES JÚNIOR, Luiz Rufino. Exu e a Pedagogia das Encruzilhadas. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

TAVARES, Leonardo Motta. Pretextos para imagens internas: Panorâmicas. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.

TAVARES, Leonardo Motta; Assunção, N. Entre a palavra e a imagem: noções pertinentes ao hibridismo interartes. Revista Estado da Arte, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 29–43, 2020. DOI: 10.14393/EdA-v1-n2-2020-57417 Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/article/view/57417

Téléchargements

Publiée

2024-10-03

Comment citer

BECK, Ana Lucia; AMARAL, Emmanuel Felipe de Araújo. A palavra que ginga. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–34, 2024. DOI: 10.5965/2175234616392024e0013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25463. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção aberta

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice