Pulsões do grotesco: o estranhamento no filme o Labirinto do Fauno

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0004

Parole chiave:

estranhamento, grotesco, O Labirinto do Fauno, arte contemporânea, Unheimlich

Abstract

Ao conceber um fértil terreno marcado pelo embaralho entre realidade e fantasia, o diretor mexicano Guillermo del Toro expande o universo fantástico ao produzir o longa-metragem O Labirinto do Fauno, no ano de 2006. O filme, notável por mesclar o mundo dos sonhos com o mundo real, estrutura-se no contexto da ditadura franquista, na Espanha, trazendo a história de uma jovem menina sonhadora, Ofélia. Ao longo da trama, a narrativa da protagonista intercala-se entre o drama de uma realidade marcada pela violência e um sombrio conto de fadas, repleto de criaturas grotescas estranhamente sedutoras que flertam com a noção de unheimlich, proposta por Sigmund Freud. A partir disso, este artigo pretende articular a concepção estética de estranhamento proposta por Freud às teorias do grotesco, utilizando-as como chave de leitura para a obra de Del Toro. Sob a ótica do unheimlich freudiano, procurou-se explorar aspectos do filme que corroboram para a apreensão do grotesco através da inquietação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Yasmin Pol da Rosa, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutoranda em Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Artes, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na linha de pesquisa História e Teoria dos Processos Artísticos, com foco na estética do grotesco e suas reverberações em obras das mais diversas épocas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4815-4020. Lattes: https://lattes.cnpq.br/7775537457880986. Contato: yasmin.pol@hotmail.com.

 

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987.

FREUD, Sigmund. As pulsões e seus destinos – Edição bilíngue. Autêntica Editora, 2013.

FREUD, Sigmund. O inquietante. In: Sigmund Freud obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, v.14, p.329-376, 2010.

FREUD, Sigmund. O poeta e o fantasiar. In: FREUD, Sigmund. Arte, Literatura e os artistas. Tradução Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, 53-68.

KAYSER, Wolfgang. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MAGALHAES, Alex Wagner Leal. Entre o belo e o feio: das unheimliche como princípio estético em Freud. Psicanálise & Barroco em revista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 32-47, mai. 2018 Disponível em: <http://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7387>. Acesso em: 11 mai. 2023.

O LABIRINTO DO FAUNO. Direção de Guillermo del Toro. México: New Line Cinema, 2006.

SABBADINI, Andrea. O labirinto do Fauno. J. psicanal., São Paulo , v. 47, n. 87, p. 287-294, dez. 2014 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-58352014000200019&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 19 dez. 2022.

SANTOS, Fabiano. Lira Dissonante: considerações sobre aspectos do grotesco na poesia de Bernardo Guimarães e Cruz e Sousa. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

Pubblicato

2023-06-01

Come citare

ROSA, Yasmin Pol da. Pulsões do grotesco: o estranhamento no filme o Labirinto do Fauno. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0004. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/23343. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção temática