Pulsões do grotesco: o estranhamento no filme o Labirinto do Fauno

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0004

Mots-clés :

estranhamento, grotesco, O Labirinto do Fauno, arte contemporânea, Unheimlich

Résumé

Ao conceber um fértil terreno marcado pelo embaralho entre realidade e fantasia, o diretor mexicano Guillermo del Toro expande o universo fantástico ao produzir o longa-metragem O Labirinto do Fauno, no ano de 2006. O filme, notável por mesclar o mundo dos sonhos com o mundo real, estrutura-se no contexto da ditadura franquista, na Espanha, trazendo a história de uma jovem menina sonhadora, Ofélia. Ao longo da trama, a narrativa da protagonista intercala-se entre o drama de uma realidade marcada pela violência e um sombrio conto de fadas, repleto de criaturas grotescas estranhamente sedutoras que flertam com a noção de unheimlich, proposta por Sigmund Freud. A partir disso, este artigo pretende articular a concepção estética de estranhamento proposta por Freud às teorias do grotesco, utilizando-as como chave de leitura para a obra de Del Toro. Sob a ótica do unheimlich freudiano, procurou-se explorar aspectos do filme que corroboram para a apreensão do grotesco através da inquietação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Yasmin Pol da Rosa, Université Fédérale du Rio Grande do Sul

Doutoranda em Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Artes, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na linha de pesquisa História e Teoria dos Processos Artísticos, com foco na estética do grotesco e suas reverberações em obras das mais diversas épocas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4815-4020. Lattes: https://lattes.cnpq.br/7775537457880986. Contato: yasmin.pol@hotmail.com.

 

Références

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987.

FREUD, Sigmund. As pulsões e seus destinos – Edição bilíngue. Autêntica Editora, 2013.

FREUD, Sigmund. O inquietante. In: Sigmund Freud obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, v.14, p.329-376, 2010.

FREUD, Sigmund. O poeta e o fantasiar. In: FREUD, Sigmund. Arte, Literatura e os artistas. Tradução Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, 53-68.

KAYSER, Wolfgang. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MAGALHAES, Alex Wagner Leal. Entre o belo e o feio: das unheimliche como princípio estético em Freud. Psicanálise & Barroco em revista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 32-47, mai. 2018 Disponível em: <http://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7387>. Acesso em: 11 mai. 2023.

O LABIRINTO DO FAUNO. Direção de Guillermo del Toro. México: New Line Cinema, 2006.

SABBADINI, Andrea. O labirinto do Fauno. J. psicanal., São Paulo , v. 47, n. 87, p. 287-294, dez. 2014 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-58352014000200019&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 19 dez. 2022.

SANTOS, Fabiano. Lira Dissonante: considerações sobre aspectos do grotesco na poesia de Bernardo Guimarães e Cruz e Sousa. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

Téléchargements

Publiée

2023-06-01

Comment citer

ROSA, Yasmin Pol da. Pulsões do grotesco: o estranhamento no filme o Labirinto do Fauno. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0004. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/23343. Acesso em: 21 nov. 2024.