Pulsões do grotesco: o estranhamento no filme o Labirinto do Fauno
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0004Mots-clés :
estranhamento, grotesco, O Labirinto do Fauno, arte contemporânea, UnheimlichRésumé
Ao conceber um fértil terreno marcado pelo embaralho entre realidade e fantasia, o diretor mexicano Guillermo del Toro expande o universo fantástico ao produzir o longa-metragem O Labirinto do Fauno, no ano de 2006. O filme, notável por mesclar o mundo dos sonhos com o mundo real, estrutura-se no contexto da ditadura franquista, na Espanha, trazendo a história de uma jovem menina sonhadora, Ofélia. Ao longo da trama, a narrativa da protagonista intercala-se entre o drama de uma realidade marcada pela violência e um sombrio conto de fadas, repleto de criaturas grotescas estranhamente sedutoras que flertam com a noção de unheimlich, proposta por Sigmund Freud. A partir disso, este artigo pretende articular a concepção estética de estranhamento proposta por Freud às teorias do grotesco, utilizando-as como chave de leitura para a obra de Del Toro. Sob a ótica do unheimlich freudiano, procurou-se explorar aspectos do filme que corroboram para a apreensão do grotesco através da inquietação.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987.
FREUD, Sigmund. As pulsões e seus destinos – Edição bilíngue. Autêntica Editora, 2013.
FREUD, Sigmund. O inquietante. In: Sigmund Freud obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, v.14, p.329-376, 2010.
FREUD, Sigmund. O poeta e o fantasiar. In: FREUD, Sigmund. Arte, Literatura e os artistas. Tradução Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, 53-68.
KAYSER, Wolfgang. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MAGALHAES, Alex Wagner Leal. Entre o belo e o feio: das unheimliche como princípio estético em Freud. Psicanálise & Barroco em revista, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 32-47, mai. 2018 Disponível em: <http://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7387>. Acesso em: 11 mai. 2023.
O LABIRINTO DO FAUNO. Direção de Guillermo del Toro. México: New Line Cinema, 2006.
SABBADINI, Andrea. O labirinto do Fauno. J. psicanal., São Paulo , v. 47, n. 87, p. 287-294, dez. 2014 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-58352014000200019&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 19 dez. 2022.
SANTOS, Fabiano. Lira Dissonante: considerações sobre aspectos do grotesco na poesia de Bernardo Guimarães e Cruz e Sousa. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Yasmin Pol da Rosa 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade