Entre o espaço público e espaços expositivos: a arte em trânsito de Guga Ferraz

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612262020077

Parole chiave:

intervenção urbana, site-specific, arte contemporânea, curadoria

Abstract

O presente artigo resulta da monografia de conclusão de curso de bacharelado em História da Arte, defendida pelo autor em 2018 na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com o objetivo de analisar a inserção de trabalhos de intervenção urbana em espaços institucionais, o artigo concentra-se em um conjunto de três intervenções realizadas pelo artista carioca Guga Ferraz em espaços públicos – Ônibus Incendiado (2003), Cidade Dormitório (2007) e Até Onde o Mar Vinha, Até Onde o Rio Ia (2010-2014) -, investigando as diferentes táticas utilizadas pelo artista para apresentar esses trabalhos em museus, galerias ou centros culturais.

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Biografia autore

Thiago Spíndola Motta Fernandes, Federal University of Rio de Janeiro

Historiador da arte, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa História de Crítica da Arte, com mestrado pela mesma instituição.

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Pubblicato

2020-01-01

Come citare

FERNANDES, Thiago Spíndola Motta. Entre o espaço público e espaços expositivos: a arte em trânsito de Guga Ferraz. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 26, p. 077–093, 2020. DOI: 10.5965/2175234612262020077. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13344. Acesso em: 15 mag. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção aberta