Entre el espacio público y espacios de exposición: arte en tránsito de Guga Ferraz
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612262020077Palabras clave:
intervención urbana, site-specific, arte contemporáneo, curadoríaResumen
Con el objetivo de analizar la inserción de obras de intervención urbana en espacios institucionales, el artículo se centra en un conjunto de tres intervenciones de el artista brasileño Guga Ferraz en espacios públicos - Ônibus Incendiado (2003), Cidade Dormitório (2007) y Até Onde o Mar Vinha, Até Onde o Rio Ia (2010-2014) - investigando las diferentes tácticas utilizadas por el artista para presentar estas obras en museos, galerías o centros culturales.Descargas
Citas
BARRETO, Jorge Mascarenhas Menna. Lugares moles. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
BARRIO, Artur. No Hemisfério Sul. Arte & Ensaios, Revista da Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 6-15, 2008.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: CAPIS-TRANO, Tadeu (org.). Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem e percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1984.
CARTAXO, Zalinda. Arte nos espaços públicos: a cidade como realidade. In: O Perce-vejo, Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, Rio de Janeiro, n. 1, 2009.
FERNANDES, Thiago. Lugares do experimental no Rio de Janeiro: da década de 1970 ao Zona Franca. In: Concinnitas, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes/UERJ, Rio de Janeiro, n. 32, pp. 162-190, 2018.
FERRAZ, Guga. Depoimento gravado e transcrito, cedido ao autor, Rio de Janeiro – RJ, 09/11/2016.
FERRAZ, Guga. Depoimento gravado em vídeo, cedido ao autor. Rio de Janeiro – RJ, 17/08/2017.
FONSECA, Marcelo. A perda da aura e a politização da arte em Walter Benjamin. In: Arte & Ensaios, Revista da Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 33, pp. 112-121, 2017.
FONTES, Adriana Sansão. Intervenções temporárias, marcas permanentes: apropria-ções, arte e festa na cidade contemporânea. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
GONZAGA, Ricardo Maurício. Entre vidraça e paisagem: o lugar da arte e do mundo depois da fotografia. In: Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, ano 3, v.3, n. 5, pp. 13-31, 2013.
KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. In: Arte & Ensaios, Revista da Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 166-187, 2008.
MEYER, James. The functional site. In: Documents, n. 7, pp. 20-29, 1996.
OJIMA, Ricardo; SILVA, Robson Bonifácio da; PEREIRA, Rafael H. Moraes. A mobilida-de pendular na definição das cidades-dormitório: caracterização sociodemográfica e novas territorialidades no contexto da urbanização brasileira. In: Cadernos IPPUR, Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, v.21, n. 2, pp. 111-132, 2007.
SILVA, Ana Emília Costa. Canteiro de Obras: um estudo antropológico sobre a galeria de arte A Gentil Carioca e sua relação com o circuito de arte. Monografia (Bacharela-do em Antropologia). Juiz de fora: UFJF, 2011.
VOGLER, Alexandre. Atrocidades Maravilhosas: Ação Independente de Arte no Con-texto Público. In: Arte & Ensaios, Revista da Pós-Graduação em Artes Visuais da Esco-la de Belas Artes/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 8, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Palíndromo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade