Entre o espaço público e espaços expositivos: a arte em trânsito de Guga Ferraz
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234612262020077Mots-clés :
intervenção urbana, site-specific, arte contemporânea, curadoriaRésumé
O presente artigo resulta da monografia de conclusão de curso de bacharelado em História da Arte, defendida pelo autor em 2018 na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com o objetivo de analisar a inserção de trabalhos de intervenção urbana em espaços institucionais, o artigo concentra-se em um conjunto de três intervenções realizadas pelo artista carioca Guga Ferraz em espaços públicos – Ônibus Incendiado (2003), Cidade Dormitório (2007) e Até Onde o Mar Vinha, Até Onde o Rio Ia (2010-2014) -, investigando as diferentes táticas utilizadas pelo artista para apresentar esses trabalhos em museus, galerias ou centros culturais.
Téléchargements
Références
BARRETO, Jorge Mascarenhas Menna. Lugares moles. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
BARRIO, Artur. No Hemisfério Sul. Arte & Ensaios, Revista da Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 6-15, 2008.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: CAPIS-TRANO, Tadeu (org.). Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem e percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1984.
CARTAXO, Zalinda. Arte nos espaços públicos: a cidade como realidade. In: O Perce-vejo, Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, Rio de Janeiro, n. 1, 2009.
FERNANDES, Thiago. Lugares do experimental no Rio de Janeiro: da década de 1970 ao Zona Franca. In: Concinnitas, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes/UERJ, Rio de Janeiro, n. 32, pp. 162-190, 2018.
FERRAZ, Guga. Depoimento gravado e transcrito, cedido ao autor, Rio de Janeiro – RJ, 09/11/2016.
FERRAZ, Guga. Depoimento gravado em vídeo, cedido ao autor. Rio de Janeiro – RJ, 17/08/2017.
FONSECA, Marcelo. A perda da aura e a politização da arte em Walter Benjamin. In: Arte & Ensaios, Revista da Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 33, pp. 112-121, 2017.
FONTES, Adriana Sansão. Intervenções temporárias, marcas permanentes: apropria-ções, arte e festa na cidade contemporânea. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
GONZAGA, Ricardo Maurício. Entre vidraça e paisagem: o lugar da arte e do mundo depois da fotografia. In: Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, ano 3, v.3, n. 5, pp. 13-31, 2013.
KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. In: Arte & Ensaios, Revista da Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 166-187, 2008.
MEYER, James. The functional site. In: Documents, n. 7, pp. 20-29, 1996.
OJIMA, Ricardo; SILVA, Robson Bonifácio da; PEREIRA, Rafael H. Moraes. A mobilida-de pendular na definição das cidades-dormitório: caracterização sociodemográfica e novas territorialidades no contexto da urbanização brasileira. In: Cadernos IPPUR, Rio de Janeiro: UFRJ/IPPUR, v.21, n. 2, pp. 111-132, 2007.
SILVA, Ana Emília Costa. Canteiro de Obras: um estudo antropológico sobre a galeria de arte A Gentil Carioca e sua relação com o circuito de arte. Monografia (Bacharela-do em Antropologia). Juiz de fora: UFJF, 2011.
VOGLER, Alexandre. Atrocidades Maravilhosas: Ação Independente de Arte no Con-texto Público. In: Arte & Ensaios, Revista da Pós-Graduação em Artes Visuais da Esco-la de Belas Artes/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 8, 2001.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Palíndromo 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade