O fim d'artista: Desconstrução e reconstrução do eu pelo processo criativo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234610212018027

Parole chiave:

identidade, o Eu, o Outro, mulher, maternidade

Abstract

Análise do como a interiorização do Outro e exteriorização de si pode gerar controvérsias entre identidade social e identidade pessoal de cada indivíduo, a partir das teorias identitárias do filósofo francês Clement Rosset. Levantamento da posição da mulher enquanto artista e mãe e, logo, da realidade vivida no paralelo entre o fazer artístico e a vivência da maternidade. Investigação da desconstrução e reconstrução do Eu através do processo criativo. Metodologia teórico-prática, que culmina na produção e exame do vídeo O Fim d ́artista, em 2016, tendo como principais referenciais práticos as proposições artísticas e autobiográficas de Louise Bourgeois, Mônica Mayers e Esther Ferrer, especialmente. Este artigo é parte da pesquisa de doutorado (2017. PPGAV-UFRGS).

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Biografia autore

Jéssica Becker, Federal University of Rio Grande do Sul

Possui Doutorado em Artes Visuais pelo PPGAV-IA/UFRGS (Bolsa CNPQ), Mestrado em Poéticas Visuais (PPGAV-IA/UFRGS, 2011. Bolsa CNPQ), Máster em Produção Artística (Universidad Politécnica de Valência/Espanha, 2010. Bolsa Fundación Carolina), Graduação em Artes Visuais, ênfase Escultura (UFRGS, 2006) e Graduação em Artes Visuais, ênfase História, Teoria e Crítica (UFRGS, 2008).

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Pubblicato

2018-07-31

Come citare

BECKER, Jéssica. O fim d’artista: Desconstrução e reconstrução do eu pelo processo criativo. Palíndromo, Florianópolis, v. 10, n. 21, p. 27–52, 2018. DOI: 10.5965/2175234610212018027. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12312. Acesso em: 25 nov. 2024.

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