O fim d'artista: Desconstrução e reconstrução do eu pelo processo criativo
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234610212018027Mots-clés :
identidade, o Eu, o Outro, mulher, maternidadeRésumé
Análise do como a interiorização do Outro e exteriorização de si pode gerar controvérsias entre identidade social e identidade pessoal de cada indivíduo, a partir das teorias identitárias do filósofo francês Clement Rosset. Levantamento da posição da mulher enquanto artista e mãe e, logo, da realidade vivida no paralelo entre o fazer artístico e a vivência da maternidade. Investigação da desconstrução e reconstrução do Eu através do processo criativo. Metodologia teórico-prática, que culmina na produção e exame do vídeo O Fim d ́artista, em 2016, tendo como principais referenciais práticos as proposições artísticas e autobiográficas de Louise Bourgeois, Mônica Mayers e Esther Ferrer, especialmente. Este artigo é parte da pesquisa de doutorado (2017. PPGAV-UFRGS).
Téléchargements
Références
ABRAMOVIC, Marina. Es mejor dejar tras tu muerte una buena idea que otra basura material. Málaga Hoy, 24 maio, 2014. Entrevista concedida a Pablo Bujalance Málaga. Disponível em: <http://www.granadahoy.com/ocio/dejar-muerte-buena-basura-material_0_810219419.html>. Acessado em: 29 mar. 2018.
BEC, Fernanda. Autoimagem. In: PERFORMANCE ARTE BRASIL, Rio de Janeiro, 2011. Imagens. Disponível em: <http://www.performanceartebrasil.com.br/imagens/>. Acesso em:15 mai. 2016.
BECKER, Jéssica. Trama de nós-cegos: Contextos, Contatos e Conexões no Centro de Porto Alegre. TCC (Bacharelado em Artes Visuais/Escultura). Instituto de Artes da UFRGS, 2006c.
______. O Estranhamento na Arte Contemporânea: Uma Abordagem sobre as obras de Elaine Tedesco e Élida Tessler. TCC (História, Teoria e Crítica). Instituto de Artes da UFRGS, 2008.
______. Arte de acción y su (re)presentación a través del vídeo em espacios legitimados del arte. Dissertação (Máster em Produção Artística). Universidad Politécnica de Valencia/Espanha, 2010b.
______. Cotidiano experimentado: o processo criativo na prática de ações. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais). PPGAV-IA/UFRGS, 2011b.
BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Obras escolhidas: Mágia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
BERNARDAC, Marie-Laure; BOURGEOIS, Louise; OBRIST, Hans-Ulrich. Louise Bourgeois: destruição do pai, reconstrução do pai. São Paulo, Cosac Naify, 2000.
FERRER, Esther. Esther Ferrer: Maquetas y dibujos de instalaciones 1970/2011. Madri: Exit Publicaciones, 2011.
______. La performance es un arte impuro. In: Jornal El País. Espanha, 27 fev 2014. Disponível em: <http://ccaa.elpais.com/ccaa/2014/02/27/paisvas-co/1393522258_719339.html>. Acessado em: 06 ago. 2014.
GENETTE, Gérard. Discurso del relato. In: Figuras III. Barcelona: Lumen,1989.
HONNETH, Axel. O eu no nós: reconhecimento como força motriz de grupos.Porto Alegre: Revista Sociologias, ano 15, n. 33, maio/ago, 2013, p. 56-80. Disponível em:. Acesso em03 fev. 2016.
KRAUSS, Rosalind. Video: The Aesthetics of Narcissism.1976. Disponível em: <https://people.ucsc.edu/~ilusztig/176/downloads/reading/rosalindkraus.pdf>.Acesso em:12 set. 2015.
LOUISE Bourgeois: o retorno do desejo proibido. Catálogo. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2011.
______. Tejiendo el tiempo. Catálogo. Málaga: CAC, 2004. Disponível em: <http://cacmalaga.eu/2004/08/06/louise-bourgeois-2/>. Acesso em: 22 jan. 2016.
MATALLÍA, Lorena Rodrigues. Arte videográfico: inicios, polémicas y parámetros básicos de análisis.Valência: Editorial de la UPV, 2008.
MAYERS, Monica; BUSTAMANTE, Maris. Madre por um día. Ciudad de México: 1987. Nuestro Mundo. Entrevista concedida a Guillermo Ochoa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=abaDXr3HKck>. Acesso em: 29 mar. 2018.
______________. Rosa Chillante: mujeres y performance en México. México: AVJ Ediciones, 2004.
PERFORMANCE Brasil Festival. Publicação da exposição. LABRA, Daniela(org.). Catálogo. Rio de Janeiro: MAM, 2011.
ROSSET, Clément. Lejos de mí: Estudio sobre la identidad. Barcelona: Marbot Ediciones, 2007.
_______. Lo Invisible. Madri: El cuenco de Plata, 2014.
_______. L ́Objet Singulier. Paris: Les Éditions de Minute, 1995.
TORRES, Micheline. Carne. In: PERFORMANCE ARTE BRASIL, Rio de Janeiro, 2011. Imagens. Disponível em: <http://www.performanceartebrasil.com.br/ima-gens/>. Acesso em: 15 nov. 2015.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Palíndromo 2018
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade