Linha de maior declive: relações poético-críticas do caminhar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612262020013

Palavras-chave:

linha, caminhar, cidade, ação poético-crítica

Resumo

O presente artigo trata do caminhar/deslocar-se como linha e sua potência na ativação do contexto da cidade, ambos pensados a partir do fenômeno artístico contemporâneo. Partindo de um breve levantamento e recorte histórico de como a linha vem sendo discutida na história da arte até chegar ao caminhar como procedimento prático e método criativo, o artigo, a partir daí, problematiza seu objeto na relação contextual entre arte, indivíduo e presença poético-crítica na cidade. Neste fim, toma-se como principal referencial artístico a ação Se Hace Camino al Andar, da artista espanhola Esther Ferrer, em sua realização junto à Plataforma Salvem El Cabanyal, na cidade de Valência/Espanha. Para construir suas argumentações, o artigo utiliza como aportes teóricos os escritos dos movimentos da década de 1960/70, Situacionismo e Fluxus, bem como aos estudos sobre a cidade de Michel de Certeau e sobre linha e deslocamento de Tim Ingold.

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Biografia do Autor

Jéssica Becker, Federal University of Rio Grande do Sul

Instituto de Artes/Departamento de Artes Visuais/Área: Desenho.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

BECKER, Jéssica. Linha de maior declive: relações poético-críticas do caminhar. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 26, p. 013–024, 2020. DOI: 10.5965/2175234612262020013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16421. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática