O fim d'artista: Desconstrução e reconstrução do eu pelo processo criativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234610212018027

Palavras-chave:

identidade, o Eu, o Outro, mulher, maternidade

Resumo

Análise do como a interiorização do Outro e exteriorização de si pode gerar controvérsias entre identidade social e identidade pessoal de cada indivíduo, a partir das teorias identitárias do filósofo francês Clement Rosset. Levantamento da posição da mulher enquanto artista e mãe e, logo, da realidade vivida no paralelo entre o fazer artístico e a vivência da maternidade. Investigação da desconstrução e reconstrução do Eu através do processo criativo. Metodologia teórico-prática, que culmina na produção e exame do vídeo O Fim d ́artista, em 2016, tendo como principais referenciais práticos as proposições artísticas e autobiográficas de Louise Bourgeois, Mônica Mayers e Esther Ferrer, especialmente. Este artigo é parte da pesquisa de doutorado (2017. PPGAV-UFRGS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Becker, Federal University of Rio Grande do Sul

Possui Doutorado em Artes Visuais pelo PPGAV-IA/UFRGS (Bolsa CNPQ), Mestrado em Poéticas Visuais (PPGAV-IA/UFRGS, 2011. Bolsa CNPQ), Máster em Produção Artística (Universidad Politécnica de Valência/Espanha, 2010. Bolsa Fundación Carolina), Graduação em Artes Visuais, ênfase Escultura (UFRGS, 2006) e Graduação em Artes Visuais, ênfase História, Teoria e Crítica (UFRGS, 2008).

Referências

ABRAMOVIC, Marina. Es mejor dejar tras tu muerte una buena idea que otra basura material. Málaga Hoy, 24 maio, 2014. Entrevista concedida a Pablo Bujalance Málaga. Disponível em: <http://www.granadahoy.com/ocio/dejar-muerte-buena-basura-material_0_810219419.html>. Acessado em: 29 mar. 2018.

BEC, Fernanda. Autoimagem. In: PERFORMANCE ARTE BRASIL, Rio de Janeiro, 2011. Imagens. Disponível em: <http://www.performanceartebrasil.com.br/imagens/>. Acesso em:15 mai. 2016.

BECKER, Jéssica. Trama de nós-cegos: Contextos, Contatos e Conexões no Centro de Porto Alegre. TCC (Bacharelado em Artes Visuais/Escultura). Instituto de Artes da UFRGS, 2006c.

______. O Estranhamento na Arte Contemporânea: Uma Abordagem sobre as obras de Elaine Tedesco e Élida Tessler. TCC (História, Teoria e Crítica). Instituto de Artes da UFRGS, 2008.

______. Arte de acción y su (re)presentación a través del vídeo em espacios legitimados del arte. Dissertação (Máster em Produção Artística). Universidad Politécnica de Valencia/Espanha, 2010b.

______. Cotidiano experimentado: o processo criativo na prática de ações. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais). PPGAV-IA/UFRGS, 2011b.

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Obras escolhidas: Mágia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.

BERNARDAC, Marie-Laure; BOURGEOIS, Louise; OBRIST, Hans-Ulrich. Louise Bourgeois: destruição do pai, reconstrução do pai. São Paulo, Cosac Naify, 2000.

FERRER, Esther. Esther Ferrer: Maquetas y dibujos de instalaciones 1970/2011. Madri: Exit Publicaciones, 2011.

______. La performance es un arte impuro. In: Jornal El País. Espanha, 27 fev 2014. Disponível em: <http://ccaa.elpais.com/ccaa/2014/02/27/paisvas-co/1393522258_719339.html>. Acessado em: 06 ago. 2014.

GENETTE, Gérard. Discurso del relato. In: Figuras III. Barcelona: Lumen,1989.

HONNETH, Axel. O eu no nós: reconhecimento como força motriz de grupos.Porto Alegre: Revista Sociologias, ano 15, n. 33, maio/ago, 2013, p. 56-80. Disponível em:. Acesso em03 fev. 2016.

KRAUSS, Rosalind. Video: The Aesthetics of Narcissism.1976. Disponível em: <https://people.ucsc.edu/~ilusztig/176/downloads/reading/rosalindkraus.pdf>.Acesso em:12 set. 2015.

LOUISE Bourgeois: o retorno do desejo proibido. Catálogo. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2011.

______. Tejiendo el tiempo. Catálogo. Málaga: CAC, 2004. Disponível em: <http://cacmalaga.eu/2004/08/06/louise-bourgeois-2/>. Acesso em: 22 jan. 2016.

MATALLÍA, Lorena Rodrigues. Arte videográfico: inicios, polémicas y parámetros básicos de análisis.Valência: Editorial de la UPV, 2008.

MAYERS, Monica; BUSTAMANTE, Maris. Madre por um día. Ciudad de México: 1987. Nuestro Mundo. Entrevista concedida a Guillermo Ochoa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=abaDXr3HKck>. Acesso em: 29 mar. 2018.

______________. Rosa Chillante: mujeres y performance en México. México: AVJ Ediciones, 2004.

PERFORMANCE Brasil Festival. Publicação da exposição. LABRA, Daniela(org.). Catálogo. Rio de Janeiro: MAM, 2011.

ROSSET, Clément. Lejos de mí: Estudio sobre la identidad. Barcelona: Marbot Ediciones, 2007.

_______. Lo Invisible. Madri: El cuenco de Plata, 2014.

_______. L ́Objet Singulier. Paris: Les Éditions de Minute, 1995.

TORRES, Micheline. Carne. In: PERFORMANCE ARTE BRASIL, Rio de Janeiro, 2011. Imagens. Disponível em: <http://www.performanceartebrasil.com.br/ima-gens/>. Acesso em: 15 nov. 2015.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

BECKER, Jéssica. O fim d’artista: Desconstrução e reconstrução do eu pelo processo criativo. Palíndromo, Florianópolis, v. 10, n. 21, p. 27–52, 2018. DOI: 10.5965/2175234610212018027. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12312. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática