O fim d'artista: Desconstrução e reconstrução do eu pelo processo criativo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234610212018027Palavras-chave:
identidade, o Eu, o Outro, mulher, maternidadeResumo
Análise do como a interiorização do Outro e exteriorização de si pode gerar controvérsias entre identidade social e identidade pessoal de cada indivíduo, a partir das teorias identitárias do filósofo francês Clement Rosset. Levantamento da posição da mulher enquanto artista e mãe e, logo, da realidade vivida no paralelo entre o fazer artístico e a vivência da maternidade. Investigação da desconstrução e reconstrução do Eu através do processo criativo. Metodologia teórico-prática, que culmina na produção e exame do vídeo O Fim d ́artista, em 2016, tendo como principais referenciais práticos as proposições artísticas e autobiográficas de Louise Bourgeois, Mônica Mayers e Esther Ferrer, especialmente. Este artigo é parte da pesquisa de doutorado (2017. PPGAV-UFRGS).
Downloads
Referências
ABRAMOVIC, Marina. Es mejor dejar tras tu muerte una buena idea que otra basura material. Málaga Hoy, 24 maio, 2014. Entrevista concedida a Pablo Bujalance Málaga. Disponível em: <http://www.granadahoy.com/ocio/dejar-muerte-buena-basura-material_0_810219419.html>. Acessado em: 29 mar. 2018.
BEC, Fernanda. Autoimagem. In: PERFORMANCE ARTE BRASIL, Rio de Janeiro, 2011. Imagens. Disponível em: <http://www.performanceartebrasil.com.br/imagens/>. Acesso em:15 mai. 2016.
BECKER, Jéssica. Trama de nós-cegos: Contextos, Contatos e Conexões no Centro de Porto Alegre. TCC (Bacharelado em Artes Visuais/Escultura). Instituto de Artes da UFRGS, 2006c.
______. O Estranhamento na Arte Contemporânea: Uma Abordagem sobre as obras de Elaine Tedesco e Élida Tessler. TCC (História, Teoria e Crítica). Instituto de Artes da UFRGS, 2008.
______. Arte de acción y su (re)presentación a través del vídeo em espacios legitimados del arte. Dissertação (Máster em Produção Artística). Universidad Politécnica de Valencia/Espanha, 2010b.
______. Cotidiano experimentado: o processo criativo na prática de ações. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais). PPGAV-IA/UFRGS, 2011b.
BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Obras escolhidas: Mágia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
BERNARDAC, Marie-Laure; BOURGEOIS, Louise; OBRIST, Hans-Ulrich. Louise Bourgeois: destruição do pai, reconstrução do pai. São Paulo, Cosac Naify, 2000.
FERRER, Esther. Esther Ferrer: Maquetas y dibujos de instalaciones 1970/2011. Madri: Exit Publicaciones, 2011.
______. La performance es un arte impuro. In: Jornal El País. Espanha, 27 fev 2014. Disponível em: <http://ccaa.elpais.com/ccaa/2014/02/27/paisvas-co/1393522258_719339.html>. Acessado em: 06 ago. 2014.
GENETTE, Gérard. Discurso del relato. In: Figuras III. Barcelona: Lumen,1989.
HONNETH, Axel. O eu no nós: reconhecimento como força motriz de grupos.Porto Alegre: Revista Sociologias, ano 15, n. 33, maio/ago, 2013, p. 56-80. Disponível em:. Acesso em03 fev. 2016.
KRAUSS, Rosalind. Video: The Aesthetics of Narcissism.1976. Disponível em: <https://people.ucsc.edu/~ilusztig/176/downloads/reading/rosalindkraus.pdf>.Acesso em:12 set. 2015.
LOUISE Bourgeois: o retorno do desejo proibido. Catálogo. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2011.
______. Tejiendo el tiempo. Catálogo. Málaga: CAC, 2004. Disponível em: <http://cacmalaga.eu/2004/08/06/louise-bourgeois-2/>. Acesso em: 22 jan. 2016.
MATALLÍA, Lorena Rodrigues. Arte videográfico: inicios, polémicas y parámetros básicos de análisis.Valência: Editorial de la UPV, 2008.
MAYERS, Monica; BUSTAMANTE, Maris. Madre por um día. Ciudad de México: 1987. Nuestro Mundo. Entrevista concedida a Guillermo Ochoa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=abaDXr3HKck>. Acesso em: 29 mar. 2018.
______________. Rosa Chillante: mujeres y performance en México. México: AVJ Ediciones, 2004.
PERFORMANCE Brasil Festival. Publicação da exposição. LABRA, Daniela(org.). Catálogo. Rio de Janeiro: MAM, 2011.
ROSSET, Clément. Lejos de mí: Estudio sobre la identidad. Barcelona: Marbot Ediciones, 2007.
_______. Lo Invisible. Madri: El cuenco de Plata, 2014.
_______. L ́Objet Singulier. Paris: Les Éditions de Minute, 1995.
TORRES, Micheline. Carne. In: PERFORMANCE ARTE BRASIL, Rio de Janeiro, 2011. Imagens. Disponível em: <http://www.performanceartebrasil.com.br/ima-gens/>. Acesso em: 15 nov. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade