Sobre entender, conhecer, escrever (e viver) uma tese.
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234608162016080Mots-clés :
Aloisio Magalhães, cartemas , ensino das artes visuais , pesquisa , doutoradoRésumé
Trata o presente artigo de um articulação entre o projeto de minha tese de doutorado, a dissertação de mestrado da Profa. Jociele Lampert - apresentada em sala de aula para os demais colegas - e interlocuções com algumas das publicações que serviram de base para as discussões dentro do Seminário de Metodologia I, cursado durante o primeiro semestre de 2016, no curso de doutorado em Artes Visuais, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina.Téléchargements
Références
ANJOS, M. Coleções de sentidos. In: CHIARELLI, T. apropriações | coleções: catálogo da exposição. Porto Alegre: Santander Cultural. 2002.
BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CHILVENS, I. Dicionário Oxford de Arte. 2a. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. DURAS, M. Escrever. Trad. de Rubens Figueiredo. São Paulo: Ed. Rocco, 1994.
FREITAS, M. E. Viver a tese é preciso! In: Bianchetti, L.; Machado, A. M. N. A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Editoria Vozes, 2005.
FUNARTE. Cartemas: A Fotografia como Suporte de Criação. Rio de Janeiro: Funda- ção Nacional de Arte/Núcleo de Fotografia, 1982.
GALEANO, E. As palavras andantes. 5. ed. Porto Alegre: L&PM, 2007.
HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Ale- gre: Ed. Artmed, 2000.
LIMA, G. C. O Gráfico Amador. Rio de Janeiro: Verso Brasil Ed, 2014.
MAZZOTTI, A. J. A. A “revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos ines- quecíveis – o retorno. In: Bianchetti, L.; Machado, A. M. N. A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Editoria Vozes, 2005.
OLIVEIRA. Título: subtítulo. Ano da defesa. Número de folhas. Categoria (Nível e área de concentração) - Instituição da defesa, Cidade da defesa.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto de 19 de outubro de 1998. Disponível em:
< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/dnn/Anterior%20a%202000/1998/Dnn7508. htm >. Acesso em: abr. 2016.
RAMALHO E OLIVEIRA, S. R. Sentidos dos hiatos na intertextualidade (Manuscrito não publicado). In: Encontro da Anpap – “Ecossistemas Artísticos”, 23., 2014, Belo Hori- zonte.
TABORDA, F.; LEITE, J. S. A Herança do Olhar: o Design de Aloísio Magalhães. Rio de Janeiro: Artviva/SENAC. 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Airton Jordani Jardim Filho 2016
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade