Sobre entender, conhecer, escrever (e viver) uma tese.
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234608162016080Palabras clave:
Aloisio Magalhães, cartemas , ensino das artes visuais , pesquisa , doutoradoResumen
Trata o presente artigo de um articulação entre o projeto de minha tese de doutorado, a dissertação de mestrado da Profa. Jociele Lampert - apresentada em sala de aula para os demais colegas - e interlocuções com algumas das publicações que serviram de base para as discussões dentro do Seminário de Metodologia I, cursado durante o primeiro semestre de 2016, no curso de doutorado em Artes Visuais, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina.Descargas
Citas
ANJOS, M. Coleções de sentidos. In: CHIARELLI, T. apropriações | coleções: catálogo da exposição. Porto Alegre: Santander Cultural. 2002.
BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CHILVENS, I. Dicionário Oxford de Arte. 2a. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. DURAS, M. Escrever. Trad. de Rubens Figueiredo. São Paulo: Ed. Rocco, 1994.
FREITAS, M. E. Viver a tese é preciso! In: Bianchetti, L.; Machado, A. M. N. A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Editoria Vozes, 2005.
FUNARTE. Cartemas: A Fotografia como Suporte de Criação. Rio de Janeiro: Funda- ção Nacional de Arte/Núcleo de Fotografia, 1982.
GALEANO, E. As palavras andantes. 5. ed. Porto Alegre: L&PM, 2007.
HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Ale- gre: Ed. Artmed, 2000.
LIMA, G. C. O Gráfico Amador. Rio de Janeiro: Verso Brasil Ed, 2014.
MAZZOTTI, A. J. A. A “revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos ines- quecíveis – o retorno. In: Bianchetti, L.; Machado, A. M. N. A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Editoria Vozes, 2005.
OLIVEIRA. Título: subtítulo. Ano da defesa. Número de folhas. Categoria (Nível e área de concentração) - Instituição da defesa, Cidade da defesa.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto de 19 de outubro de 1998. Disponível em:
< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/dnn/Anterior%20a%202000/1998/Dnn7508. htm >. Acesso em: abr. 2016.
RAMALHO E OLIVEIRA, S. R. Sentidos dos hiatos na intertextualidade (Manuscrito não publicado). In: Encontro da Anpap – “Ecossistemas Artísticos”, 23., 2014, Belo Hori- zonte.
TABORDA, F.; LEITE, J. S. A Herança do Olhar: o Design de Aloísio Magalhães. Rio de Janeiro: Artviva/SENAC. 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Airton Jordani Jardim Filho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade