CENSURA E TRANSGRESSÃO NA ARTE CONTEMPORÂNEA: PENSANDO A VIGILÂNCIA INSTITUCIONAL A PARTIR DAS RECENTES EXPOSIÇÕES E EVENTOS CULTURAIS

Auteurs

  • Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque UNIFESP: Universidade Federal de São Paulo Campus Guarulhos/aluno de mestrado acadêmico

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234608152016042

Mots-clés :

arte contemporânea , censura, transgressões

Résumé

Com recentes manifestações de arte ativista nas Bienais de São Paulo, notamos uma maior abertura dentro das instituições culturais para grupos de ar- tistas que atuam não só no campo es- tético, mas também no político e social. Nestes campos a influência causada por casos de censura toma proporções que ou desestimulam totalmente seus adep- tos ou incendeia ainda mais os ânimos. Este artigo abordará, a partir de casos re- centes, onde a censura e a transgressão estiveram intimamente associadas ao es- copo artístico das instituições ou even- tos organizados no território nacional e como alguns casos de censura foram os precursores de casos de transgressões.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque, UNIFESP: Universidade Federal de São Paulo Campus Guarulhos/aluno de mestrado acadêmico

Mestrando em História da Arte pelo PPGHA- UNIFESP Campus Guarulhos, Especialista em Comunicação Social pelo Curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação: uma abordagem teórico-prática, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, do SEPAC em convênio com a PUCSP-COGEAE; Licenciado em Educação Artística pelo CEUNSP- Itu. Professor de Educação Básica II- Arte, pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo.

Références

BARRETT, Terry. A crítica de arte: como entender o contemporâneo. – 3ª ed.

-Porto Alegre: AMGH, 2014.

CHAIMOVICH, Felipe. Descobrir a ideia In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Paulo Bruscky. São Paulo: São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2014.

. 140 caracteres. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO

PAULO. 140 caracteres. São Paulo: São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2014.

CHIODETTO, Eder. Curadoria e texto. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Poder provisório. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2014.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

. Vigiar e punir: nascimento da prisão. -20ª ed.-. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

GULLAR, Ferreira. Arte contemporânea brasileira. São Paulo: Lazuli Editora Companhia Editora Nacional, 2012.

MAMMI, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Cia das Letras, 2012.

MESQUITA, André. Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva. São Pau- lo: Annablume, 2011.

MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Poder provisório. São Paulo: Mu- seu de Arte Moderna de São Paulo, 2014.

RAGO, Margareth (org.); MURGEL, Ana Carolina A. de Toledo (org.). Paisagem e tramas: o gênero entre a história e arte. São Paulo; Intermeios, 2013.

RAGO, Margareth. Poéticas e políticas das indígenas na Bolívia. In: RAGO, Margareth (org.); MURGEL, Ana Carolina A. de Toledo (org.). Paisagem e tramas: o gênero entre a história e arte. São Paulo; Intermeios, 2013.

RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. – 2ª ed.- São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

VILLELA, Milu. Apresentação. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO.

Poder provisório. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2014. - p. 135.

BIENAL DE SÃO PAULO. Catálogo 29ª BIENAL: Há sempre um copo de mar para um homem navegar. (2010). Disponível em: http://www.bienal.org.br/publicacao.

Téléchargements

Publiée

2016-04-18

Comment citer

ALBUQUERQUE, Fellipe Eloy Teixeira. CENSURA E TRANSGRESSÃO NA ARTE CONTEMPORÂNEA: PENSANDO A VIGILÂNCIA INSTITUCIONAL A PARTIR DAS RECENTES EXPOSIÇÕES E EVENTOS CULTURAIS. Palíndromo, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 042–057, 2016. DOI: 10.5965/2175234608152016042. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/7032. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção aberta