Heranças do romantismo na arte contemporânea: a representação subjetiva e a arte conceitual na produção artística atual
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234606122014003Palavras-chave:
romantismo , arte comtemporânea , representaçãoResumo
As contribuições do Movimento Romântico do final do século XVIII e início do XIX, caracterizadas desde a evocação do espírito de liberdade, a originalidade das obras, a imaginação individual e a criatividade sem amarras ao mundo interior do artista, há até mesmo a ênfase nas emoções e na força terrível da natureza e principalmente pela quebra da tradição, contribuíram para uma postura diante a história da arte, ora apreciada, outrora renegada pelos movimentos artísticos posteriores. Sabendo de todo o processo de troca e permanência, esse artigo busca identificar na aproximação teórica da representação subjetividade romântica, reflexões sobre o surgimento da arte conceitual contemporânea.
Downloads
Referências
ABADIE, Daniel; GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Magnelli. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2010.
ARGAN, Giulio C. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâne- os. São Paulo: Companhia das Letras 1992.
AJZENBERG, Elza (org.). Marcantonio Vilaça: passaporte contemporâneo. São Paulo: Museu e Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2003.
CAUQUELLIN, Anne. Arte contemporânea. Mem Martins: Europa- America PT, 2010. (Coleção Saber).
CHIOVATTO, Milene. Arte brasileira séculos XIX e XX: José Ferraz de Almeida Jú- nior e Cândido Portinari. - 3ª ed.- São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2013.
________________; et. al. Material de apoio à prática pedagógica: Tarsila do Amaral. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2012.
________________; et. al. Material de apoio à prática pedagógica: Almeida Jú- nior e Pedro Alexandrino. São Paulo, Pinacoteca do Estado, 2011.
COELHO, Teixeira. Romantismo - a arte do entusiasmo. São Paulo: Comunique, 2010. (Coleção MASP).
COSTA, Cristina. A imagem da mulher: um estudo de arte brasileira. Rio de Janei- ro: SENAC Rio, 2002.
DUPRAT, Carolina. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand- MASP São Paulo. Rio de Janeiro: Mediafashion, 2009. – (Coleção Folha grandes museus do mun- do; v.8)
GOMBRICH, Ernest H.. A história da arte (livro de bolso). Rio de Janeiro: LTC, 2013. GULLAR, Ferreira. Arte contemporânea brasileira. São Paulo: Lazuli Editora Companhia Editora Nacional, 2012.
LEGRAND, Gérard; LLOPIS, Joaquim S.; SEOANE Marta M. El arte romántico. Bar- celona: Larousse-Espanha, 2007.
MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
MICHELE, Girolamo de. A Beleza Romântica. In: ECO, Umberto (org.). História da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2010.
MINISTÉRIO DA CULTURA e MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa de aquisição de obras do MAC USP. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Univer- sidade de São Paulo, s/d.
NASCIMENTO, Ana Paula. O nu além das Academias. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2011.
NUNES, Bruno. A visão romântica. In. GUINSBURG, Jacó (org.). O Romantismo. 4ª ed.- São Paulo: Perspectiva, 2011.
PEDROSA, Mario. Confrontation. In: ABADIE, Daniel; GONÇALVES, Lisbeth Re- bollo. Magnelli. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2010.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura e arte do pós-humano: da cultura das mídias à ciber- cultura. São Paulo: Paulus, 2003.
TEIXEIRA, Valquíria P. Pereira. Material de apoio a prática pedagógica: Carmela Gross e Henri Nicolas Vinet. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2013.
VANDERLOO, Caroline. Arte conceitual. In: FARTHING, Stephen (org.). Tudo sobre Arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
VILLELA, Milu. Apresentação. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. 140 caracteres. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2014.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
WOLF, Norbert. Romantismo. Rio de Janeiro: Taschen/Paisagem, 2008.
MASP- MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO ASSIS CHAUTEBRIAND. Exposições anteriores- 2012: ROMANTISMO, A ARTE DO ENTUSIASMO. Disponível em: http://masp. art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=56&periodo_menu=2012 Acesso em 02 out. 2014.
MAM- MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Projeto Parede | Carmela Gross. Disponível em: http://mam.org.br/exposicao/projeto-parede-carmela-gross/ Acesso em 02 out. 2014.
BRISOLLA, Fábio; SOARES, Sandra. Especialistas apontam cinco soluções para cri- se financeira. São Paulo: REVISTA VEJA, 18.set.2009. Disponível em: http://vejasp.abril. com.br/materia/masp-especialistas-apontam-cinco-solucoes-para-crise-financeira Acesso em 01 de out. 2014.
Ilustração 1: A Canoa Sobre o Rio Epte, de Claude Monet. Disponível em: http:// masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=56&periodo_menu=2012 Acesso em 04 out. 2014.
Ilustração 2: Projeto Parede- Marapé. Disponível em http://mam.org.br/exposi- cao/projeto-parede-carmela-gross/ Acesso em 04 de out. 2014.
Ilustração 3: Pedras gigantes (1993) de Alberto Magnelli. Disponível em: http:// nadirml.wordpress.com/2010/07/22/alberto-magnelli/ Acesso em 04 de out. 2014.
Ilustração 4: Alberto Magnelli no estúdio da Ferrage planejar Grasse 1959. Dis- ponível em http://www.edwardquinn.com/Arts/Magnelli_Albereto_files/Mag- nelli_A_35D_0009.html Acesso em 04 de out. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade