Heranças do romantismo na arte contemporânea: a representação subjetiva e a arte conceitual na produção artística atual
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234606122014003Parole chiave:
romantismo , arte comtemporânea , representaçãoAbstract
As contribuições do Movimento Romântico do final do século XVIII e início do XIX, caracterizadas desde a evocação do espírito de liberdade, a originalidade das obras, a imaginação individual e a criatividade sem amarras ao mundo interior do artista, há até mesmo a ênfase nas emoções e na força terrível da natureza e principalmente pela quebra da tradição, contribuíram para uma postura diante a história da arte, ora apreciada, outrora renegada pelos movimentos artísticos posteriores. Sabendo de todo o processo de troca e permanência, esse artigo busca identificar na aproximação teórica da representação subjetividade romântica, reflexões sobre o surgimento da arte conceitual contemporânea.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABADIE, Daniel; GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Magnelli. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2010.
ARGAN, Giulio C. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâne- os. São Paulo: Companhia das Letras 1992.
AJZENBERG, Elza (org.). Marcantonio Vilaça: passaporte contemporâneo. São Paulo: Museu e Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2003.
CAUQUELLIN, Anne. Arte contemporânea. Mem Martins: Europa- America PT, 2010. (Coleção Saber).
CHIOVATTO, Milene. Arte brasileira séculos XIX e XX: José Ferraz de Almeida Jú- nior e Cândido Portinari. - 3ª ed.- São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2013.
________________; et. al. Material de apoio à prática pedagógica: Tarsila do Amaral. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2012.
________________; et. al. Material de apoio à prática pedagógica: Almeida Jú- nior e Pedro Alexandrino. São Paulo, Pinacoteca do Estado, 2011.
COELHO, Teixeira. Romantismo - a arte do entusiasmo. São Paulo: Comunique, 2010. (Coleção MASP).
COSTA, Cristina. A imagem da mulher: um estudo de arte brasileira. Rio de Janei- ro: SENAC Rio, 2002.
DUPRAT, Carolina. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand- MASP São Paulo. Rio de Janeiro: Mediafashion, 2009. – (Coleção Folha grandes museus do mun- do; v.8)
GOMBRICH, Ernest H.. A história da arte (livro de bolso). Rio de Janeiro: LTC, 2013. GULLAR, Ferreira. Arte contemporânea brasileira. São Paulo: Lazuli Editora Companhia Editora Nacional, 2012.
LEGRAND, Gérard; LLOPIS, Joaquim S.; SEOANE Marta M. El arte romántico. Bar- celona: Larousse-Espanha, 2007.
MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
MICHELE, Girolamo de. A Beleza Romântica. In: ECO, Umberto (org.). História da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2010.
MINISTÉRIO DA CULTURA e MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA. Programa de aquisição de obras do MAC USP. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Univer- sidade de São Paulo, s/d.
NASCIMENTO, Ana Paula. O nu além das Academias. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2011.
NUNES, Bruno. A visão romântica. In. GUINSBURG, Jacó (org.). O Romantismo. 4ª ed.- São Paulo: Perspectiva, 2011.
PEDROSA, Mario. Confrontation. In: ABADIE, Daniel; GONÇALVES, Lisbeth Re- bollo. Magnelli. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2010.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura e arte do pós-humano: da cultura das mídias à ciber- cultura. São Paulo: Paulus, 2003.
TEIXEIRA, Valquíria P. Pereira. Material de apoio a prática pedagógica: Carmela Gross e Henri Nicolas Vinet. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2013.
VANDERLOO, Caroline. Arte conceitual. In: FARTHING, Stephen (org.). Tudo sobre Arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
VILLELA, Milu. Apresentação. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. 140 caracteres. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2014.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
WOLF, Norbert. Romantismo. Rio de Janeiro: Taschen/Paisagem, 2008.
MASP- MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO ASSIS CHAUTEBRIAND. Exposições anteriores- 2012: ROMANTISMO, A ARTE DO ENTUSIASMO. Disponível em: http://masp. art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=56&periodo_menu=2012 Acesso em 02 out. 2014.
MAM- MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Projeto Parede | Carmela Gross. Disponível em: http://mam.org.br/exposicao/projeto-parede-carmela-gross/ Acesso em 02 out. 2014.
BRISOLLA, Fábio; SOARES, Sandra. Especialistas apontam cinco soluções para cri- se financeira. São Paulo: REVISTA VEJA, 18.set.2009. Disponível em: http://vejasp.abril. com.br/materia/masp-especialistas-apontam-cinco-solucoes-para-crise-financeira Acesso em 01 de out. 2014.
Ilustração 1: A Canoa Sobre o Rio Epte, de Claude Monet. Disponível em: http:// masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=56&periodo_menu=2012 Acesso em 04 out. 2014.
Ilustração 2: Projeto Parede- Marapé. Disponível em http://mam.org.br/exposi- cao/projeto-parede-carmela-gross/ Acesso em 04 de out. 2014.
Ilustração 3: Pedras gigantes (1993) de Alberto Magnelli. Disponível em: http:// nadirml.wordpress.com/2010/07/22/alberto-magnelli/ Acesso em 04 de out. 2014.
Ilustração 4: Alberto Magnelli no estúdio da Ferrage planejar Grasse 1959. Dis- ponível em http://www.edwardquinn.com/Arts/Magnelli_Albereto_files/Mag- nelli_A_35D_0009.html Acesso em 04 de out. 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2014 Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade