CENSURA E TRANSGRESSÃO NA ARTE CONTEMPORÂNEA: PENSANDO A VIGILÂNCIA INSTITUCIONAL A PARTIR DAS RECENTES EXPOSIÇÕES E EVENTOS CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234608152016042Palabras clave:
arte contemporânea , censura, transgressõesResumen
Com recentes manifestações de arte ativista nas Bienais de São Paulo, notamos uma maior abertura dentro das instituições culturais para grupos de ar- tistas que atuam não só no campo es- tético, mas também no político e social. Nestes campos a influência causada por casos de censura toma proporções que ou desestimulam totalmente seus adep- tos ou incendeia ainda mais os ânimos. Este artigo abordará, a partir de casos re- centes, onde a censura e a transgressão estiveram intimamente associadas ao es- copo artístico das instituições ou even- tos organizados no território nacional e como alguns casos de censura foram os precursores de casos de transgressões.
Descargas
Citas
BARRETT, Terry. A crítica de arte: como entender o contemporâneo. – 3ª ed.
-Porto Alegre: AMGH, 2014.
CHAIMOVICH, Felipe. Descobrir a ideia In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Paulo Bruscky. São Paulo: São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2014.
. 140 caracteres. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO
PAULO. 140 caracteres. São Paulo: São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2014.
CHIODETTO, Eder. Curadoria e texto. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Poder provisório. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2014.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
. Vigiar e punir: nascimento da prisão. -20ª ed.-. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
GULLAR, Ferreira. Arte contemporânea brasileira. São Paulo: Lazuli Editora Companhia Editora Nacional, 2012.
MAMMI, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Cia das Letras, 2012.
MESQUITA, André. Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva. São Pau- lo: Annablume, 2011.
MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Poder provisório. São Paulo: Mu- seu de Arte Moderna de São Paulo, 2014.
RAGO, Margareth (org.); MURGEL, Ana Carolina A. de Toledo (org.). Paisagem e tramas: o gênero entre a história e arte. São Paulo; Intermeios, 2013.
RAGO, Margareth. Poéticas e políticas das indígenas na Bolívia. In: RAGO, Margareth (org.); MURGEL, Ana Carolina A. de Toledo (org.). Paisagem e tramas: o gênero entre a história e arte. São Paulo; Intermeios, 2013.
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. – 2ª ed.- São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
VILLELA, Milu. Apresentação. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO.
Poder provisório. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2014. - p. 135.
BIENAL DE SÃO PAULO. Catálogo 29ª BIENAL: Há sempre um copo de mar para um homem navegar. (2010). Disponível em: http://www.bienal.org.br/publicacao.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade