Música, educação e inclusão: reflexões e práticas para o fazer musical

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0304

Mots-clés :

música, educação musical, inclusão, educação musical inclusiva

Résumé

O livro Música, educação e inclusão: reflexões e práticas para o fazer musical, foi escrito por Lisbeth Soares e publicado no ano de 2020. Organizado em seis capítulos, o livro aborda questões que relacionam a música à cultura, à educação, à pedagogia musical e à educação musical inclusiva. Além das discussões conceituais, são apresentadas propostas de atividades que visam ampliar as experiências musicais dos estudantes. O livro se constitui em uma importante publicação para se pensar e se colocar em prática uma educação musical que seja significativa e inclusiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maira Ana Kandler, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestra em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina e licenciada em Educação Artística/Habilitação em Música pela Universidade Federal do Paraná. Professora substituta no Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Références

BRITO, Teca Alencar de. Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias

de comunicação. 297 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia

Universidade Católica, São Paulo, 2007.

ELLIOT, David. Conceitos chave em educação musical multicultural. Trad. Tiago de

Quadros Maia Carvalho e Bruno Wstermann. In: NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo;

STERVINOU, Adeline Annelyse Marie (org.) Ensino e aprendizagens musicais no mundo:

formação, diversidade e currículo com ênfase na formação humana. Sobral: Sobral,

p. 21-39.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de psicopedagogia musical. Trad. Beatriz A.

Cannabrava. São Paulo: Summus, 1988. (Coleção Novas Buscas em Educação, v. 31).

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R.

Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: EDUNESP, 1991.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina

Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

WILLS, Peter; PETER, Melanie. Música para todos: desarrollo de la música en el currículo

de alumnos con necesidades educativas especiales. Trad. Pablo Manzano Bernárdez.

Madrid: Akal, 2000.

Téléchargements

Publiée

2023-09-24

Comment citer

KANDLER, Maira Ana. Música, educação e inclusão: reflexões e práticas para o fazer musical. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0304, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0304. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23674. Acesso em: 17 juill. 2024.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.