Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME): uma proposta para o planejamento docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0102

Palavras-chave:

educação musical especial, inclusão, desenvolvimento musical, planejamento docente, protocolo organizador da educação musical

Resumo

Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo consistiu em investigar as relações existentes entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. Dentre os produtos oriundos da referida pesquisa, houve o desenvolvimento de um Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME), constituído de cinco etapas, passível de ser utilizado por educadores musicais que atuam na Educação Musical Especial e/ou Inclusiva. As etapas do protocolo – (1) avaliação do aluno; (2) verificação de pré-requisitos; (3) implantação de rotinas e regras; (4) aproveitamento das potencialidades e dificuldades e (5) promoção de adaptações – foram testadas durante aulas ministradas para crianças autistas, como parte do estudo doutoral em questão. Tais etapas mostraram-se eficientes à organização do planejamento docente, bem como auxiliaram no alcance dos objetivos pedagógicos traçados, com possível aplicabilidade nas demais deficiências, para além do autismo. Munidos de técnicas e métodos, tais como os aqui propostos pelo PROEME, acreditamos que o trabalho do docente frente ao aluno com deficiência pode se tornar mais claro e eficaz, bem como menos ameaçador.

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Biografia do Autor

Gleisson do Carmo Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Educador Musical e Musicoterapeuta. Professor do Departamento de Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutor, Mestre e Licenciado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Musicoterapia pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa. Pesquisador das relações entre a música e o desenvolvimento humano, com ênfase nos efeitos da música em pessoas com autismo. Autor de publicações sobre Música, Autismo, Inclusão, Educação Musical e Musicoterapia.  

Maria Betânia Parizzi, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Escola de Música da UFMG. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG, com pós-doutorado pela Université Paris-Diderot. Mestre e especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharela em Piano pela mesma instituição. Coordenadora do Grupo de Pesquisa MUSICOG - Música, Cognição e Desenvolvimento Humano (CNPq). Dentre suas principais publicações estão os livros: Música e Desenvolvimento Humano-práticas pedagógicas e terapeuticas (2022), Música e Autismo-ideias em contraponto (2022); O bebê e a Música (2020), Musiquês: é uma língua ou uma música? (2018); Musicalização na Escolar Regular - formando professores e alunos (2016); PianoBrincando (1993, 2020), além de artigos sobre música, cognição e educação musical.

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

OLIVEIRA, Gleisson do Carmo; FONSECA, Maria Betânia Parizzi. Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME): uma proposta para o planejamento docente. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0102, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23407. Acesso em: 2 maio. 2024.