Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME): uma proposta para o planejamento docente

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0102

Mots-clés :

educação musical especial, inclusão, desenvolvimento musical, planejamento docente, protocolo organizador da educação musical

Résumé

Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo consistiu em investigar as relações existentes entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. Dentre os produtos oriundos da referida pesquisa, houve o desenvolvimento de um Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME), constituído de cinco etapas, passível de ser utilizado por educadores musicais que atuam na Educação Musical Especial e/ou Inclusiva. As etapas do protocolo – (1) avaliação do aluno; (2) verificação de pré-requisitos; (3) implantação de rotinas e regras; (4) aproveitamento das potencialidades e dificuldades e (5) promoção de adaptações – foram testadas durante aulas ministradas para crianças autistas, como parte do estudo doutoral em questão. Tais etapas mostraram-se eficientes à organização do planejamento docente, bem como auxiliaram no alcance dos objetivos pedagógicos traçados, com possível aplicabilidade nas demais deficiências, para além do autismo. Munidos de técnicas e métodos, tais como os aqui propostos pelo PROEME, acreditamos que o trabalho do docente frente ao aluno com deficiência pode se tornar mais claro e eficaz, bem como menos ameaçador.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Gleisson do Carmo Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Educador Musical e Musicoterapeuta. Professor do Departamento de Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutor, Mestre e Licenciado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Musicoterapia pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa. Pesquisador das relações entre a música e o desenvolvimento humano, com ênfase nos efeitos da música em pessoas com autismo. Autor de publicações sobre Música, Autismo, Inclusão, Educação Musical e Musicoterapia.  

Maria Betânia Parizzi Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Escola de Música da UFMG. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG, com pós-doutorado pela Université Paris-Diderot. Mestre e especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharela em Piano pela mesma instituição. Coordenadora do Grupo de Pesquisa MUSICOG - Música, Cognição e Desenvolvimento Humano (CNPq). Dentre suas principais publicações estão os livros: Música e Desenvolvimento Humano-práticas pedagógicas e terapeuticas (2022), Música e Autismo-ideias em contraponto (2022); O bebê e a Música (2020), Musiquês: é uma língua ou uma música? (2018); Musicalização na Escolar Regular - formando professores e alunos (2016); PianoBrincando (1993, 2020), além de artigos sobre música, cognição e educação musical.

Références

ARROYO, Margarete. Educação musical na contemporaneidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG, 2., 2002, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2002. p. 18-29. Disponível em: http://www.musicaeeducacao.ufc.br/Para%20o%20site/Revistas%20e%20peri%C3%B3dicos/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Musical/Ed%20Mus%20contemporaneidade%20Arroyo.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 17 maio 2023.

BRUSCIA, Kenneth E. Defining Music Therapy. 3. ed. Gilsum: Barcelona Publishers, 2014.

CAMARGOS JR., Walter. (org.) Intervenção precoce no autismo: guia multidisciplinar de zero a 4 anos. Belo Horizonte: artesã, 2017.

ADAMEK, Mary S.; DARROW, Alice-Ann; Music in special education. Music Educators Journal, [s. l.], v. 93, n. 2, p. 20, 1 nov. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1177/002743210609300208. Acesso em: 22 maio 2023.

GRANDIN, Temple; PANEK, Richard. O cérebro autista: pensando através do espectro. Rio de Janeiro: Editora Record, 2017.

HAMMEL, Alice M., HOURIGAN, Ryan M. Teaching music to students with special needs. Nova York: Oxford University Press, 2011.

HAMMEL, Alice M., HOURIGAN, Ryan M. Teaching music to student with autism. Nova York: Oxford University Press, 2013.

KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Educação musical hoje e, quiçá, amanhã. In: LIMA, Sonia Albano (org.). Educadores musicais de São Paulo: encontro e reflexões. São Paulo: Editora Nacional, 1998, p. 39-45.

LOURO, Viviane dos Santos. Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José dos Campos: Ed. do Autor, 2006.

LOURO, Viviane dos Santos. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.

MOOG, Helmut. The musical experience of the pre-school child. London: Schott, 1976.

NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães et al. (org.). Transtornos do Espectro do Autismo: recursos para inclusão escolar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

OLIVEIRA, Gleisson do Carmo. Relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. 2020. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/34569. Acesso em: 17 maio 2023.

PARIZZI, Betânia; RODRIGUES, Helena. O bebê e a música. São Paulo: Instituto Langage, 2020.

PARLATO-OLIVEIRA, Erika. Saberes do bebê. São Paulo: Intituto Langage, 2019.

PRESTES, Clarisse. Musicoterapia: estudo de caso de uma criança autista. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 17., 2008, São Paulo. Anais [...]. Goiânia: ABEM, 2008. p. 1-17. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2023.

ROGERS, Sally J.; DAWSON, Geraldine; VISMARA, Laurie A. Autismo: compreender e agir em família. Lisboa: Lidel, 2015.

SWANWICK, Keith. Keith Swanwick fala sobre o ensino de música nas escolas. [Entrevista concedida a] Ana Gonzaga. Nova Escola, São Paulo, 1 jan. 2010. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1017/keith-swanwick-fala-sobre-o-ensino-de-musicanas-escolas. Acesso em: 22 maio 2023.

Téléchargements

Publiée

2023-06-22

Comment citer

OLIVEIRA, Gleisson do Carmo; FONSECA, Maria Betânia Parizzi. Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME): uma proposta para o planejamento docente. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0102, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0102. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23407. Acesso em: 22 nov. 2024.