Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME): uma proposta para o planejamento docente
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0102Mots-clés :
educação musical especial, inclusão, desenvolvimento musical, planejamento docente, protocolo organizador da educação musicalRésumé
Este trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo consistiu em investigar as relações existentes entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. Dentre os produtos oriundos da referida pesquisa, houve o desenvolvimento de um Protocolo Organizador da Educação Musical Especial (PROEME), constituído de cinco etapas, passível de ser utilizado por educadores musicais que atuam na Educação Musical Especial e/ou Inclusiva. As etapas do protocolo – (1) avaliação do aluno; (2) verificação de pré-requisitos; (3) implantação de rotinas e regras; (4) aproveitamento das potencialidades e dificuldades e (5) promoção de adaptações – foram testadas durante aulas ministradas para crianças autistas, como parte do estudo doutoral em questão. Tais etapas mostraram-se eficientes à organização do planejamento docente, bem como auxiliaram no alcance dos objetivos pedagógicos traçados, com possível aplicabilidade nas demais deficiências, para além do autismo. Munidos de técnicas e métodos, tais como os aqui propostos pelo PROEME, acreditamos que o trabalho do docente frente ao aluno com deficiência pode se tornar mais claro e eficaz, bem como menos ameaçador.
Téléchargements
Références
ARROYO, Margarete. Educação musical na contemporaneidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG, 2., 2002, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2002. p. 18-29. Disponível em: http://www.musicaeeducacao.ufc.br/Para%20o%20site/Revistas%20e%20peri%C3%B3dicos/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Musical/Ed%20Mus%20contemporaneidade%20Arroyo.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 17 maio 2023.
BRUSCIA, Kenneth E. Defining Music Therapy. 3. ed. Gilsum: Barcelona Publishers, 2014.
CAMARGOS JR., Walter. (org.) Intervenção precoce no autismo: guia multidisciplinar de zero a 4 anos. Belo Horizonte: artesã, 2017.
ADAMEK, Mary S.; DARROW, Alice-Ann; Music in special education. Music Educators Journal, [s. l.], v. 93, n. 2, p. 20, 1 nov. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1177/002743210609300208. Acesso em: 22 maio 2023.
GRANDIN, Temple; PANEK, Richard. O cérebro autista: pensando através do espectro. Rio de Janeiro: Editora Record, 2017.
HAMMEL, Alice M., HOURIGAN, Ryan M. Teaching music to students with special needs. Nova York: Oxford University Press, 2011.
HAMMEL, Alice M., HOURIGAN, Ryan M. Teaching music to student with autism. Nova York: Oxford University Press, 2013.
KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Educação musical hoje e, quiçá, amanhã. In: LIMA, Sonia Albano (org.). Educadores musicais de São Paulo: encontro e reflexões. São Paulo: Editora Nacional, 1998, p. 39-45.
LOURO, Viviane dos Santos. Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas. São José dos Campos: Ed. do Autor, 2006.
LOURO, Viviane dos Santos. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.
MOOG, Helmut. The musical experience of the pre-school child. London: Schott, 1976.
NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães et al. (org.). Transtornos do Espectro do Autismo: recursos para inclusão escolar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
OLIVEIRA, Gleisson do Carmo. Relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. 2020. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/34569. Acesso em: 17 maio 2023.
PARIZZI, Betânia; RODRIGUES, Helena. O bebê e a música. São Paulo: Instituto Langage, 2020.
PARLATO-OLIVEIRA, Erika. Saberes do bebê. São Paulo: Intituto Langage, 2019.
PRESTES, Clarisse. Musicoterapia: estudo de caso de uma criança autista. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, 17., 2008, São Paulo. Anais [...]. Goiânia: ABEM, 2008. p. 1-17. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2023.
ROGERS, Sally J.; DAWSON, Geraldine; VISMARA, Laurie A. Autismo: compreender e agir em família. Lisboa: Lidel, 2015.
SWANWICK, Keith. Keith Swanwick fala sobre o ensino de música nas escolas. [Entrevista concedida a] Ana Gonzaga. Nova Escola, São Paulo, 1 jan. 2010. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1017/keith-swanwick-fala-sobre-o-ensino-de-musicanas-escolas. Acesso em: 22 maio 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Gleisson do Carmo Oliveira, Maria Betânia Parizzi 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .