Fazendo Drama com crianças

Autores

  • Nicole Pacheco Barbieri Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521212019083

Palavras-chave:

drama, Educação Infantil, estágio

Resumo

A abordagem pedagógico-teatral do Drama, quando integrada aos planejamentos para a Educação Infantil, pode ampliar as experiências criadas pelas crianças e contribuir com o fortalecimento de vínculos e o protagonismo infantil nas vivências. O presente artigo propõe uma breve reflexão a respeito das possibilidades do Drama resultantes das vivências de estágio realizadas no ano de 2017, em Florianópolis, com um grupo de 22 crianças, com idades entre 4 e 5 anos e 11 meses, que vivenciou as propostas de um projeto de docência alicerçado na estrutura de um processo de Drama. As reflexões aqui propostas buscam inspirar docentes que atuam na Educação Infantil a experimentarem a articulação entre a Pedagogia e o Teatro em seu trabalho, de forma a contribuir com a formação de sujeitos mais críticos e transformadores das realidades em que estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Pacheco Barbieri, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, desenvolve pesquisas acerca da articulação entre a arte e a experiência na infância.

Referências

BARBIERI, Nicole Pacheco. “Criança adora um Drama!”: a abordagem pedagógico-teatral do Drama como possibilidade para Experiências na Educação Infantil. 2018. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013. 542 p. Disponível em: <http://portal.mec. gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao- basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 01 out. 2018.

DELGADO, Ana Cristina Coll. A emergência da Sociologia da Infância em Portugal. Revista Educação: Cultura e Sociologia da Infância. São Paulo, v. 1, n. 1, mar., 2013. p.14-27.

PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama na Educação Infantil: experimentos teatrais com crianças de 02 a 06 anos. 2015. 296 f. Tese (Doutorado) - Curso de Teatro, Programa de Pós- graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

. Teatro na Educação Infantil: em busca de possibilidades. In: ANPED SUL, 10., 2014a, Florianópolis. Trabalhos Completos. Florianópolis: X Anped Sul, 2014. p. 1 - 16. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1783-

pdf>. Acesso em: 28 fev. 2018.

. Drama como uma possibilidade teatral na Educação Infantil. Revista Aspas, [s.l.], v. 4, n. 2. Universidade de São Paulo: São Paulo, 8 dez., 2014b. p.68-79.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Para encantar é preciso encantar- se: Danças circulares na formação de professores. Caderno Cedes. Campinas, v. 30, n. 80, jan., 2010. p.40-55.

TENTOTI, Natali. Mitologia das Flores. São Paulo: Vergara & Riba,

Downloads

Publicado

2019-09-18

Como Citar

BARBIERI, Nicole Pacheco. Fazendo Drama com crianças. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 82–99, 2019. DOI: 10.5965/2358092521212019083. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15255. Acesso em: 25 nov. 2024.