Fazendo Drama com crianças

Autores/as

  • Nicole Pacheco Barbieri Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521212019083

Palabras clave:

drama, Educação Infantil, estágio

Resumen

A abordagem pedagógico-teatral do Drama, quando integrada aos planejamentos para a Educação Infantil, pode ampliar as experiências criadas pelas crianças e contribuir com o fortalecimento de vínculos e o protagonismo infantil nas vivências. O presente artigo propõe uma breve reflexão a respeito das possibilidades do Drama resultantes das vivências de estágio realizadas no ano de 2017, em Florianópolis, com um grupo de 22 crianças, com idades entre 4 e 5 anos e 11 meses, que vivenciou as propostas de um projeto de docência alicerçado na estrutura de um processo de Drama. As reflexões aqui propostas buscam inspirar docentes que atuam na Educação Infantil a experimentarem a articulação entre a Pedagogia e o Teatro em seu trabalho, de forma a contribuir com a formação de sujeitos mais críticos e transformadores das realidades em que estão inseridos.

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Biografía del autor/a

Nicole Pacheco Barbieri, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, desenvolve pesquisas acerca da articulação entre a arte e a experiência na infância.

Citas

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Publicado

2019-09-18

Cómo citar

BARBIERI, Nicole Pacheco. Fazendo Drama com crianças. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 82–99, 2019. DOI: 10.5965/2358092521212019083. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15255. Acesso em: 25 nov. 2024.