O fascinante e pedagógico Circo na Escola: o ensino das artes do circo na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Amapá
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521212019163Palavras-chave:
circo, escola, ensino-aprendizagemResumo
A Arte se transformou em objeto de estudo e reflexão em um país como o nosso, marcado pela diversidade cultural. Sendo assim, apresentamos o relato de experiência de uma ação do Programa de Cultura da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), o PROCULT, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC). O PROCULT, inicialmente, possui três linhas de atuação. Cada linha é composta por Projetos de Extensão ou de Pesquisa-extensionista que têm como área temática a Cultura. Propomos tratar do recorte de um dos seus projetos, o “UNIFAP com a Escola – Ciclo de Oficinas Artísticas”. Este texto, portanto, relata um processo de ensino-aprendizagem a partir da linguagem do Circo.Downloads
Referências
BARRAGÁN, T. O circo e sua contribuição para a educação escolar. In: BORTOLETO, M.; BARRAGÁN, T.; SILVA, E. (org.).
Circo: horizontes educativos. Campinas-SP: Autores Associados, 2016. p. 133-151.
BORTOLETO, M. (org.). Introdução à pedagogia das atividades
circenses. São Paulo: Fontoura, 2010.
BORTOLETO, M.; BARRAGÁN, T.; SILVA, E. (org.). Circo: horizontes educativos. Campinas-SP: Autores Associados, 2016.
PRODOCIMO, E.; PINHEIRO, P. H. G.; BORTOLETO, M. A. C.
Jogos circenses como recurso pedagógico. In: Marco Antônio Coelho Bortoleto. (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses.1ª ed., vol. 2. Várzea Paulista: Fontoura, 2010. p. 161- 177.
SILVA, E. Aprendizes permanentes: circenses e a construção da produção do conhecimento no processo histórico. In: BORTOLETO, M.; BARRAGÁN, T.; SILVA, E. (org.). Circo: horizontes educativos. Campinas-SP: Autores Associados, 2016. p. 7-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.