O fascinante e pedagógico Circo na Escola: o ensino das artes do circo na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Amapá
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521212019163Keywords:
circo, escola, ensino-aprendizagemAbstract
A Arte se transformou em objeto de estudo e reflexão em um país como o nosso, marcado pela diversidade cultural. Sendo assim, apresentamos o relato de experiência de uma ação do Programa de Cultura da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), o PROCULT, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC). O PROCULT, inicialmente, possui três linhas de atuação. Cada linha é composta por Projetos de Extensão ou de Pesquisa-extensionista que têm como área temática a Cultura. Propomos tratar do recorte de um dos seus projetos, o “UNIFAP com a Escola – Ciclo de Oficinas Artísticas”. Este texto, portanto, relata um processo de ensino-aprendizagem a partir da linguagem do Circo.Downloads
References
BARRAGÁN, T. O circo e sua contribuição para a educação escolar. In: BORTOLETO, M.; BARRAGÁN, T.; SILVA, E. (org.).
Circo: horizontes educativos. Campinas-SP: Autores Associados, 2016. p. 133-151.
BORTOLETO, M. (org.). Introdução à pedagogia das atividades
circenses. São Paulo: Fontoura, 2010.
BORTOLETO, M.; BARRAGÁN, T.; SILVA, E. (org.). Circo: horizontes educativos. Campinas-SP: Autores Associados, 2016.
PRODOCIMO, E.; PINHEIRO, P. H. G.; BORTOLETO, M. A. C.
Jogos circenses como recurso pedagógico. In: Marco Antônio Coelho Bortoleto. (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses.1ª ed., vol. 2. Várzea Paulista: Fontoura, 2010. p. 161- 177.
SILVA, E. Aprendizes permanentes: circenses e a construção da produção do conhecimento no processo histórico. In: BORTOLETO, M.; BARRAGÁN, T.; SILVA, E. (org.). Circo: horizontes educativos. Campinas-SP: Autores Associados, 2016. p. 7-26.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.